domingo, 18 de novembro de 2012

The X Factor UK - 09x24/25 - Final 6 Performances & Results

A semana das injustiças.

Eu normalmente começaria qualquer texto do The X Factor UK de forma extremamente imparcial e introduzindo com toda a minha criatividade inútil você, leitor, aos comentários dessa semana. Mas como não ficar chateado ao ver o grande monte de merda que o Reino Unido conseguiu fazer em um único programa?

E não adianta me colocarem os seis finalistas cantando "Young", Ollly Murs tentando seduzir com "Troublemaker" ou Alicia Keys e seu dragão chinês em "Girl on Fire", porque ainda assim ficarei indignado e meus comentários vem com vontade de pedir a cabeça dos britânicos na bandeja.

Como sempre, a nossa coluna de comentários semanais vem regada de cretinice e avulsidade, além de muita incoerência e coisas do tipo, comigo (Kelvin Bastos) e Davi Antunes falando as maiores asneiras possíveis e não-possíveis sobre o programa original da franquia, comentando sobre os "Guilty Pleasure" alheio.

P.S.: Assim como semana passada, a ITV está com putice e frescurite em relação aos vídeos. Não foi disponibilizado, no momento, nenhum vídeo das performances ou dos resultados do programa. Assim que disponíveis, este post será atualizado e os vídeos serão devidamente inseridos. Post atualizado com vídeos devidamente inseridos.

Union J
Mentor: Louis Walsh
"Call Me Maybe", Carly Ray Jepsen
Kelvin: Recriando o ato que fizeram nas Judges' Houses e, dessa vez, largaram mão da versão acústica e entregaram uma performance mais dance utilizando figurinos da Take That. Enfim, não gostei da performance não, esperava mais comparado ao que apresentaram na Judges' Houses em Las Vegas. A mixagem da canção ficou meio confusa e esquisita pra mim e a escolha da canção, que eu particularmente odeio, também não funcionou. Entretanto, demonstram evolução em relação à harmonia e, por mim, Jaymi saía dessa boyband flopada e se lançava como mini-diva batendo cabelo pelo Reino Unido.
Davi: Harmonicamente eles estão atingindo um patamar de excelência vocal, tudo foi muito gostoso de se ouvir nessa performance. Eu acredito que tem gente que se destaca no grupo, mas ambos conseguem desenvolver algo vocalmente bom, visualmente eles não me agradam, acho sempre que a mesma coisa vem sendo apresentada, só mudam-se as músicas. Acho que eles não duram mais duas semanas e quanto ao futuro deles, não vejo nada de animador. Mas se tratando dessa atual temporada do X Factor Flop UK, não me assustaria de vê-los na final! Gostei da performance de hoje, e só! =/

Ella Henderson
Mentora: Tulisa Contostavlos
"You're the One That I Want", do musical Grease (John Travolta & Olivia Newton-John)
Kelvin: Simplesmente perfeito, simplesmente impecável, simplesmente sensacional. Impossível levantar um errinho ou qualquer problema com a apresentação da Ella. Acho ousado e inteligente a Tulisa fazer essa menina cantar músicas fortes e marcantes em uma balada à lá Adele. E por mais que o Davi ache que ela só faz isso, eu tenho que dizer, essa é a veia artística dela. Seria incoerente Ella Henderson subir ao palco e cantar qualquer outra coisa muito diferente ou mais dançante que isso. E essa canção é, por mais cafona que seja, uma das mais marcantes da história e uma das minhas preferidas, a representatividade dela pra mim é grandiosa e isso me fez amar ainda mais. Simplesmente perfeito, Ella. Perfeito.
Davi: Sério, eu amei isso tudo que ela fez, vocalmente ela é perfeita, mas estou cansado de baladinhas toda semana, dessa coisa parada, dessa coisa dramática, dessa coisa sem sal e sem animação. Eu venho dizendo isso tem tempo aqui, Ella precisa de cores, dança, ritmo. Ela pra mim tem sido uma moça com uma voz brilhante cantando baladas. Como artista esse tipo de produto não me seduz. Ella tem todo potencial para ser diva, para aprender a dançar, para ter arranjos mais ousados, pra ter atuações mais ativas. Mas como não foi ao Bottom, sua mentora se acomodou com essa situação e esse tipo de performance. Hoje, não quero que ela vença a competição dessa forma. Tem candidato mais versátil!

James Arthur
Mentora: Nicole Scherzinger
"Can't Take My Eyes Off You", Lauryn Hill
Kelvin: Taí, outro cara que faz a mesma coisa toda semana e nunca é versátil, sempre se apega a arranjos similares e nunca muda seu estilo (sim, estou discordando previamente do que está por vir nos comentários do Davi). Mas essa é a veia artística dele, hoje a respeito muito mais ainda. Por quê? Porque por mais que eu não engula as feições faciais e ele não trazer nenhum atrativo visual pra sua apresentação, ele ao menos é um excelente cantor e eu, como consumidor do mercado fonográfico, compraria sem nenhum problema um álbum dele.
Davi: Falando em versatilidade e originalidade. Tá aí o ser que vem me conquistando semana após semana. A originalidade das performances, o teor dramático, a interpretação, a voz, os arranjos e essa carinha de saturação tem me surpreendido. Achei que foi uma performance muito sólida, com poucas variações vocais e bem linear. Conseguiu segurar tudo do principio ao fim, e no ápice  fez o que ele mais sabe fazer. Ele é inovador, ele é criativo, ele sabe cantar e tem feito a cada semana algo super agradável. Hoje eu daria o programa ao James. Aliás, minha torcida anunciada nesse fim de programa é para o James e para o #TeamNicole.

Rylan Clark
Mentora: Nicole Scherzinger
"Girls on Film / When I Will Be Famous?", Duran Duran / Bros
Kelvin: Hoje não, né Rylan. Hoje não. Eu juro que ultimamente tenho ido de peito aberto e extremamente sem preconceitos para ver uma performance do Rylan Clark, só que dessa vez não funcionou. A começar pela escolha da música, digo, do mashup, por mais que musicalmente as duas canções tenham funcionado bem, achei tudo muito arrastado demais e lento demais. O mixer me deu sono e nunca tinha ficado com essa sensação de cansaço ao ver o Rylan fazendo as presepadas naturais dele.
Davi: Ai Rylan, você realmente não tem voz, mas você me diverte. Eu adorei mais uma semana. Acho que no que diz a performance e atuação bem trabalhados, ele pulveriza a todos na competição. Apesar que essa semana eu achei meio lento, meio ZZZZZZZZZzzzzzZZZZZZzzz, achei que foi tudo dentro da proposta dele no programa, mas acho que essa semana ele não escapa do Bottom, se ele passar, eu começo a crer que ele pode estar na final. Aliás, todas as palmas do mundo para Nicole, que vem sendo a melhor jurada da franquia no ano. Três atos em uma TOP 6, com 3 bons concorrentes, isso é muito, mais muito bom! 

Christopher Maloney
Mentor: Gary Barlow
"Total Eclipse of the Heart", Bonnie Tyler
Kelvin: Pode adiantar dia 21 de dezembro, acontecer logo o apocalipse, prque o que eu vou escrever agora é motivo passível de homicídio: Eu... pausa pra tentar processar o que está por vir... gostei dessa porcaria ambulante. Me internem, me assassinem, me joguem da ponte, deixa eu ir ali deitar na BR, mas eu gostei. Vergonha de mim por isso, sério. Vamos colocar da seguinte forma: Vocalmente foi bom, melhor performance dele na temporada tranquilamente, visualmente não me irritou e eu comprei a performance. Curti, simples assim.
Davi: Christopher levou 9 semanas (Bootcamp, Judges' House, 7 Lives) para me fazer gostar de algo que ele apresentou (sim, o mundo pode acabar agora, e eu posso cortar meus pulsos ao som de Lady Gaga kkkkkkkkkkkkkkkkk). Achei que essa semana ele me fez gostar de escutá-lo, não porque gosto da música, mas por que a voz dele se encaixou perfeitamente com o vocal. Ele não deixou de ser cantor de churrascaria pra mim, mas achei que foi agradável de escutar. Acho que se Gary tivesse acertado com ele assim nas últimas semanas, teria feito minha vida mais feliz. Foi muito bonito o que o Maloney apresentou! Agora pretendo tentar começar a entender a proposta do Maloney, sabemos todos que ele é cafona, lento, chato, brega, e meio Raul Gil feat Astros. Mas nessa altura da competição, todos tem chance de final e todos tem chance de vencer!

Jahmene Douglas
Mentora: Nicole Scherzinger
"Don't Leave Me This Way", Harold Melvin & the Blue Notes
Kelvin: Alguma coisa me impossibilitou de realmente gostar mais dessa apresentação. Não que tenha sido ruim, porque não foi, foi até acima do que eu estava esperando, mas também foi muito inferior ao que ele mostrou semana passada, em minha opinião. Eu tenho um sério problema que vai além da voz dele, vai desde o estilo e da proposta dele como cantor. Não me atrai, simples assim. Mas tenho que acrescentar uma coisa: Parabéns Nicole Scherzinger, você conseguiu fazer esse menino utilizar seus vocais de forma bem posta, sem as gritarias exageradas que ele estava cometendo e anda trabalhando bem com ele. Quem gosta do estilo está bem servido, enfim.
Davi: Nicolinha meu amor, palmas pra você! Eu Amei tudo que o Jahreme apresentou hoje e vem apresentando nas ultimas semanas, Nicole ensinou ele usar o poder da voz não para gritar, mas como potencia em suas atuações. Gostei da musica, gostei da roupagem mais lenta, gostei de como a voz foi colocada e me deu vontade de dançar. Acho que ele chega muito forte nessa altura do campeonato e aposto algumas coisas nele, mas algo me diz que ele pode ir para o Bottom nessa semana, mas sinceramente, não queria que ele saísse! Foi uma excelente noite para o Jahreme e para o #TeamNicole.

Final Showdown
Ver Union J sendo salvo de primeira assim é motivo pra entrar em pânico, mais ainda pela cara de "vou ter um enfarte que o Louis Walsh fez. Ver Rylan ser salvo é demais pro meu coração, mas engoli e fui ver o resto. Ver Jahmene ser salvo? Nem ligo mais, só que tínhamos um problema, os dois melhores atos ainda não tinham sido salvos. Ella e James, sobrou apenas um spot, e quem foi salvo?... Christopher Maloney. Sério, Reino Unido, o que há de errado com vocês?

Ella Henderson
"If You're Not the One", Daniel Bedingfield
Ai Ella, não vou cansar de te chamar de perfeição, não vou cansar de dizer do quão boa você é, e vou cansar menos ainda de dizer que você é a artista que mais me atrai dentro do programa. Do quão é errado ver que você caiu nesse Bottom injusto e incoerente. Vocalmente impecável, intensidade na apresentação bem dosada e carga dramática bem ponderada. Muito bom, como sempre.

James Arthur
"Fallin'", Alicia Keys
Ai James, a mesma coisa que disse pra Ella serve pra você, de como é injusto ver outro artista pré-moldado para o mercado caindo nesse Bottom injusto e incoerente. Em como o programa perde com qualquer um dos dois sendo eliminados nesta altura do campeonato com tantos atos ruins ainda no programa. Vocalmente me surpreendeu, dosou na emoção como ninguém dessa vez e, sendo muito franco, foi melhor do que a Ella se comparar apenas esse Final Showdown.

Votação:
CandidatoJurado
Louis WalshTulisa ContostavlosGary BarlowNicole Scherzinger
Ella Henderson--XX
James ArthurXX--
DeadlockElla Henderson
Achei justo levarem a decisão para o Deadlock, justo porque eu não saberia votar se fosse qualquer um dos jurados. Nicole e Tulisa obviamente defendendo os seus atos, agindo corretamente. Gary e Louie aparentemente se propuseram a fazer a mesma coisa e abraçar a mão da moça ao seu lado e votar no ato oposto. Decisão que eu, de verdade, não vou superar tão cedo não. Não por James ficar, longe disso, hoje creio que ele é o único no programa capaz de vencer e me deixar feliz por sua vitória, mas sim por ver que os dois melhores artistas caíram aqui. E se é pra foder com essa temporada de vez, a pior, com tranquilidade, da história da franquia, que o Rylan vença e sambe na cara desses britânicos.

Semana que vem, Tulisa, que não tem mais nenhum ato na competição, subirá ao palco pra cantar seu novo single, assim como Rihanna (não podiam trazer a Misha B no lugar dessa mulher não?) e o Bruno Mars. E você, daí da poltrona, o que achou dessa famigerada semana do The X Factor UK?

0 comentários :

Postar um comentário