segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

The Voice Brasil - 01x11 - Quartas-de-Final, Parte 2

Não é programa do Sílvio Santos, mas muda de regra como se fosse.

E a frase acima abre o texto dessa semana com mais uma mudança no formato, que pode, em tese, ter prejudicado gente em relação a semana passada, bem como pode ter prejudicado nesta semana. A fase de quartas-de-finais, que antecede o penúltimo programa, vem com mais uma alteração de formato. Enquanto os quatro aprovados da semana passada (Ana Rafaela, Junior Meirelles, Marquinho OSócio e Mira Callado) aguardam, a produção fez questão de alterar o sistema de votos.

Hoje, quatro de cada time deveria se apresentar, e em vez de funcionar como uma derivação da fase de "Nocautes" (como foi na semana passada, um contra o outro candidato, cantando músicas diferentes), vimos foi uma coisa relativamente diferente. Depois das quatro apresentações, um seria salvo pelo público, outro seria salvo pelo técnico e os outros dois seriam automaticamente eliminados. Se na semana passada os jurados perderam a autonomia, essa semana eles recuperaram. Vai entender...

Enquanto isso, os nossos jurados fizeram, finalmente, performances solos. Cláudia Leitte veio montada no "Largadinho" e o melhor foi a sua trupe de dançarinos formada por seus companheiros de painel e liderada pela dança insana de Lulu Santos, que também subiu ao palco, cantando "Um Certo Alguém". Enquanto isso, Carlinhos Brown segue fazendo Brownzices e Daniel fazendo babaquices, como só ele consegue.


Nayra Costa
"Jeito Sexy (Shy Guy)", Fat Family
Já deixo registrado que eu não gosto da Nayra e acho que ela soa forçadíssima às vezes, entretanto, preciso concordar bastante que senti uma performance muito melhor do que vimos semana passada (quando ela foi destruída pela magnitude de "At Last") e que ela mandou bem. Claro que teve momentos que a música não funcionou, mas de forma geral, ela conseguiu construir uma performance bastante sólida e consistente.

Thalita Pertuzatti
"Olha", Roberto Carlos
Preguiça. Toda santa semana ela vai lá, pega uma música do Roberto Carlos (nada contra, mas né...) e canta, simplesmente não consigo enxergar a transmissão dos versos e do sentimento lírico e me dá cada vez mais sono se eu tentar apertar replay no vídeo dela. Desta vez uma performance muito controlada, controlada até demais, tirando um pouco do alcance dela (alcance que dizem que eu não ouço e sou surdo musicalmente, vai saber).

Bella Stone
"Feeling Good", Michael Bublé
Bella, sua linda, você sabe que você tem meu amor e sempre terá, mas essa música? Mas meu preconceito parou por aí, quando essa mulher sobe no palco, impõe cada pedacinho de intensidade bem dosado, com uma afinação de dar inveja a outros que se apegam ao alcance e que me surpreendeu de uma forma bastante positiva. Como diria o Davi (colaborador do blog, nos textos da franquia The X Factor), adorei as variações, todas bastante positivas e perfeitas. Lindo, Bella!

Ju Moraes
"Se", Djavan
Eu falei semana passada que a Ana Rafaela só não é a minha favorita do time da Milk por causa de alguém, pois bem, Ju Moraes é esse alguém. É incrível como essa mulher tem o dom de pegar uma música e encaixá-la perfeitamente com seu tipo vocal. "Se" foi certeira, com boa interpretação, com mais uma exibição de carisma enquanto cantava e com vocais precisos.

Resultado: Salva com 51% dos votos, a minha queridinha do coração e extremamente popular, Ju Moraes, pra não deixar margem pra Cláudia Milk fazer merda... Pois bem, ela ainda tem a capacidade de sambar na cara da sociedade (ou pelo menos na minha) e salva Thalita Pertuzzati, que, em minha opinião, foi inferior tanto a Bella, quanto a Nayra. Pois é, se alguma escola de samba necessita de passista, chamem a Cláudia Milk, porque mais sambadas como essa mulher é capaz de dar na minha cara, ela vira rainha de bateria em qualquer uma delas.

Ellen Oléria
"Maria Maria", Milton Nascimento
Quando eu achava que nunca mais seria surpreendido por essa mulher e que nada superaria "Zumbi", daí vem Ellen e me faz isso? Isso não é uma cantora, é um monstro! É incrível como ver que basta ela subir no palco que a competição fica pulverizada rapidamente! Gostei de absolutamente tudo, melisma partindo da extensão no final foi absolutamente fantástico.

Rafah
"Todo Azul do Mar", Flávio Venturini
Eu e meu caso de amor e ódio com o Rafah... Pois é, toda performance dele pra mim vai por parte do extremismo, ou eu amo ou eu odeio, simples assim. Amei a audição, odiei a batalha, amei a performance com Cartola, mas essa semana... Não sei. Achei que ficou faltando alguma coisa, mesmo vendo que a ideia de trazer essa música para um samba ter até funcionado positivamente. Apenas não sei, achei ok e nada mais.

Ludmillah Anjos
"O Amor e Poder", Rosannah Fienngo
Ludmillah tem poder, tem força, tem carisma, tem voz, sabe entreter e sabe ser como uma deusa. Com direito até a striptease no palco, essa mulher traz sempre batidas atuais para músicas antigas e essa semana não foi diferente. Uma coisa que me agradou mais essa semana foi que eu senti que ela maneirou (mesmo que um pouco) no vibrato. Ela sobe no palco, me diverte, me entretê e ainda canta bem. Foi bafônico, PÁH!

Dani Morais
"Ainda Bem", Vanessa da Mata
Não fui muito fã da escolha dessa música não (tenho meus problemas com essa música), acho ela tão chatinha, mas encaixou com o que a Dani tem feito no The Voice Brasil. Sou fã dela desde o Ídolos, sei de todo o potencial que ela pode trazer, achei uma performance muito segura, só demonstrou boa parte de sua força apenas no final. Confesso que esperava um pouquinho mais.

Resultado: E quando digo que o time do Brown é o mais forte, ninguém põe fé em mim. Pois é. E isso foi mostrado inclusive no resultado popular. Ellen Oléria, que eu fava praticamente como certa, foi salva sim pelo público, mas com apenas 33% dos votos, numa margem muito pequena comparado aos seus adversários. E depois de quase uma hora do Brown fazendo Brownzices, me irritando, e sendo colocado no seu devido lugar por Lulu Santos, no maior estilo "senta lá, Cláudia" (e não, isso não foi indireta pra Milk... ainda), ele salvou Ludmillah... PÁH!

Késia Estácio
"Um Dia de Domingo", Tim Maia
Eu tenho um pé atrás com a Késia desde o desastre chamado "Listen", mas hoje eu gostei, foi menos pior do que o de costume (ok, ela não é ruim, só acho muito hype pra nada) e demonstrou estar mais confiante, segura e menos nervosa que o de costume. Vocais foram tão seguros como ela aparentava estar e se mantiveram bons durante toda a canção.

Maria Christina
"Me Adora", Pitty
KCris, sua linda, sai de um programa que conquistou o público cantando Cazuza e vem em outro cantando Pitty? Achei esquisito a princípio o arranjo, mas quando fui me acostumando eu achei inteligente a alteração, e gostei muito dos vocais. Por conta da distração da minha preocupação com o arranjo, senti que foi um pouquinho karaokê de luxo demais pro meu gosto. Mas esquece isso, porque ela compensou vocalmente e mostrou cada vez mais vontade. P.S.: Gente falando "foda" às 16hrs da tarde de um domingo na Rede Globo? É, já é o fim do mundo?

Lorena Lessa
"Fullgás", Marina Lima
"Música não é sobre gritar". Depois dessa, a Lorena não precisava nem cantar mais pra já receber meu amor. Só que daí ela me pega uma música que eu repudio, tenta fazer uma interpretação minimalista e suave pra se encaixar com seus vocais, consegue fazer ela funcionar, mas erra letra e parte meio confusa no refrão. Se ela era a preferidinha do lulu, ele vai ter que me arranjar uma desculpa plausível pra passá-la pra próxima fase.

Patricia Rezende
"Oceano", Djavan
Ai, Patrícia, esperava tanto, mas tanto de você. Ela conquistou meu voto em sua última apresentação, mas essa? Não deu, hein. Não sei o que atrapalhou, se foi a música (um clássico e a preferida de muita gente) ou o nervosismo, mas teve muitos pontos de desafinação, um descontrole incomum e ela simplesmente não conseguiu transmitir o significado da letra em sua interpretação. Pois é, o apocalipse está chegando por eu dizer que a Késia merece ficar no lugar dela.

Resultado: Como já antecipei bem acima, depois de vermos Maria Christina sendo salva com 41% dos votos, Késia mereceu sim ser salva por Lulu, que teve senso crítico e explicou com bastante fundamento sua escolha. Por isso que, apesar do time dele ter se mostrado extremamente frágil hoje, ele é o melhor treinador do painel.

Liah Soares
"Asa Branca", Luiz Gonzaga
Por essa eu não estava esperando. E foi, talvez, a melhor surpresa do dia. Liah justificou seu apelo popular no time do Daniel (que é disparado o pior, enfim) e entregou com suavidade e força ao mesmo tempo, uma interpretação divina, sem erros e absolutamente fantástica de um dos maiores clássicos da música brasileira. Simplesmente sensacional!

Danilo Dyba
"Casa", Lulu Santos
Depois de cantar toda a discografia do Gusttavo Lima, era óbvio que uma hora ela chegaria o fim (só deve ter três músicas mesmo #trollmodeon) e ele seria obrigado a cantar uma outra música. Ele cantou Lulu Santos e eu não consigo gostar. Tudo bem que a apresentação funcionou bem mais do que tudo que ele já fez, mas eu peguei antipatia, daí viu só.

Alma Thomas
"Ainda Bem", Thiaguinho
Eu gosto da tentativa - #fail, mais ainda assim - de abrasileirarem a Alma Thomas. Eu gosto do timbre dela e, mesmo com a dicção mais sofrível do que qualquer outra coisa, eu vinha gostando de suas rendições em samba, só que dessa não. Achei fraco, e pegar música do Thiaguinho? É, produto do FAMA no The Voice Brasil não deu certo pra mim.

Pedro Eduardo
"É Isso Aí", Ana Carolina
Olha só, viu como eu consigo gostar de algum cantor sertanejo. Basta subir no palco, fazer uma boa demonstração vocal e saber explorar sua potência em momentos precisos. Foi isso que o Pedro fez essa semana, soube se controlar e foi muito bem.

Resultado: Como Daniel é o rei de fazer escolhas erradas (ou de privilegiar aqueles que mais se aproximam do seu estilo "Eu Me Amarrei"), o público fez logo questão de salvar Liah com 44% dos votos, deixando que ele tenha uma vida bem mais tranquila... Ou não, salvou Danilo Dyba, que eu ainda não sei como sobreviveu até aqui, mas semana que vem ele encara o Júnior e a Liah, veremos se ele sobrevive. (Torcendo para que não).

Fim da fase de quartas-de-final e semana que vem tem o penúltimo programa da temporada, com a semifinal e toda a tensão pra descobrir os oito finalistas. E em virtude do fim do Campeonato Brasileiro de futebol, o programa começará mais tarde, alimentando a minha dúvida: O que muda mais, o formato e o sistema de votação, ou o horário do The Voice Brasil? Enfia a sua cara a tapa nos comentários, quero saber se serei apedrejado se encontrar alguém na rua ou se o povo ainda me ama (se é que um dia me amou).

P.S.: Hoje a review do The Voice Brasil foi publicada com um leve atraso por motivos de "matem meu professor, por favor". Nunca vi mandarem alteração de orientação de trabalho em um domingo, 14hrs, e esperar que você entregue até a 00hrs do mesmo dia. Pois é, dia de hoje foi mais sangrento que uma edição de Hunger Games.

0 comentários :

Postar um comentário