domingo, 9 de dezembro de 2012

The X Factor UK - 09x30/31 - Final (Season Finale)

Eu falei que ainda havia solução.

Final de temporada vira dia internacional de confraternização com os amiguinhos como se isso apagasse os inúmeros erros e o grande desastre que pode ser chamado essa nona temporada do The X Factor UK. Culpa parte não só dos jurados, mas principalmente do Reino Unido e dos britânicos, que apostou em candidatos duvidosos e perdeu grandes estrelas durante o processo.

Mas isso vira assunto para outrora, porque agora falaremos de coisa boa... Ou nem tão bom assim. Antes de comentarmos a grande decisão do programa divididos em duas partes, temos de introduzir o nosso painel formado religiosamente por mim (Kelvin Bastos) e pelo nosso colaborador Davi Antunes, onde seguimos lamentando eliminações alheias, Lives sofríveis e, claro, tendo orgasmos com resultados. Duvida? Então vem com a gente!

Parte 1 - Sábado
Antes do anúncio do terceiro colocado da temporada, tivemos performances... Muitas, por sinal. Como a da linda Original Winner, a rainha dos realities musicais, a diva suprema do American Idol, a delícia, toda poderosa, amada, Kelly Clarkson, que cantou seu hit "Breakaway", enquanto era mostrado no telão imagens dos melhores (no ponto de vista de quem?) momentos da temporada.

Além de KC, tivemos o retorno de Rita Ora, que já tinha dado o ar de sua graça, mas dessa vez voltou com seus dois maiores hits, "R.I.P" e "How We Do (Party)". Pra completar a festa, a maior estrela australiana, irmã da ex-mentora e bicampeã do The X Factor UK, Dannii Minogue, a mulher que vive imersa na fonte da juventude, Kylie Minogue, com o sucesso "Can't Get You Out of My Head".

Além disso, os nossos 13 finalistas tiveram sua aparição básica de final de temporada, cantando um mega mashup com os sucessos do ano, com "Gangnam Style", "Payphone", "Titanium", "Spectrum (Say My Name)" e "Read All About It".

Cantando duas canções, os três semifinalistas vieram com performances atemáticas, sendo que a segunda era um dueto com o seu mentor, que no caso, eram Gary Barlow e Nicole Scherzinger. Vamos às performances da noite:

No Theme Performance
Jahmene Douglas
Mentora: Nicole Scherzinger
"Move On Up", Curtis Mayfield
Kelvin: Mentira que ele cantou uma música em uptempo! Mais chocado ainda que ele cantou E dançou!!! Espera, eu estava vendo o programa certo? Eu por acaso não coloquei na BBC por engano e estava assistindo Strictly Come Dancing? Performance foi divertida, afinal, quem estava pensando em dormir se viu entretido, no mínimo. Eu gostei, achei divertido e, mesmo com algumas variações negativas nos vocais, achei que foi bom. Ele estava um pouco desconfortável, mas creio que era por nervosismo de cantar e arriscar isso numa final na frente de 10 mil pessoas no Manchester Center.
Davi: Deus, que temporada sofrida, confesso que meu amigo Kelvin merece palmas lentas em cima da bancada por aguentar isso desde de o começo e por me aceitar aqui ao lado dele nos lives shows! Quando começou a atuação, quase morri! Será que era o Jahmene mesmo? E era! Nicole arriscou muito para uma final com essa música, eu não gostei da performance, achei que o arranjo deixou a voz dele desconfortável, ele gritou demais, errou notas e por ter sido o primeiro, acho que ficou muito nervoso. Mas se tratando de uma final onde se tem o Maloney... Boa, Jahmene!

Christopher Maloney
Mentor: Gary Barlow
"Flashdance... What a Feeling", Irene Cara
Kelvin: Drew Ryniewicz mandou um beijo, um aceno, um dedo médio e outro aceno... de despedida. De resto, me nego comentar o que é Christopher Maloney! Próximo, por favor.
Davi: Baixou uma versão Rylan + Diva Fever no Maloney? Que coisa mais Parada Gay foi essa? Nada prestou nessa naba, o palco, a voz, o arranjo, esse som gigante, ninguém merecia isso em plena final! Achei ficou forçado ao extremo! Mesmo Jahmene fazendo uma de suas piores performances, Maloney conseguiu ser pior. Aliás, acho que nada é pior que ele!

James Arthur
Mentora: Nicole Scherzinger
"Feeling Good", Nina Simone
Kelvin: Gente, o que foi isso? Por essa eu não estava esperando! Lembra de "The Power of Love"? Pois então, minha reação de "cara no xón" vendo isso foi a mesma! Não sei o que o Davi reclamou da performance, porque eu simplesmente amei! Uma das melhores do James, entrando cheio de marra com a câmera acompanhando dos bastidores, dominando com bons vocais a performance, e, ok, um pouquinho gritada se for parar pra analisar mais a frio, eu ficaria ouvindo isso o dia inteiro!
Davi: Primeira rodada nervosa para todos, James também muito pelo contrário não me agradou mesmo! Achei que o arranjo fez ele forçar a voz de tal maneira, que ficou uma coisa surrada de cantar e difícil, fora esse drama que ele imprime na interpretação que ainda me incomoda muito! Da primeira rodada ele foi o melhor, mas tá longe de ser algo bom!

Mentor Duets
Jahmene Douglas & Nicole Scherzinger (part. esp. do coral Only Boys Aloud)
"The Greatest Love of All", Whitney Houston
Kelvin: Chocado, morto, enterrado, pisoteado e maravilhado com o que foi isso! Gente, eu não sei se eu amo a Nicole Scherzinger, se eu dou risada com essa mulher tomando o microfone da mão do moço, se eu contemplo os excelentes vocais (pasmem com o que vai vir agora) da Nicole... Enfim. Podem me internar, mas essa é uma das minhas performances preferidas na temporada inteira!
Davi: MEU DEUSSSSSSSSSSSS! Até nesse momento, minha performance favorita era da Ella Love Henderson no Bootcamp cantando Cher, mas eu não esperava por isso! Primeiro, NICOLE É DIVA SUPREMA E PONTO FINAL. Segundo, BAIXOU A DIVO NO JAHMENE. Terceiro, VOCAIS E ARRANJOS IMPECÁVEIS, mesmo com o defeito no microfone que deixou a Nicole puta e fez ela protagonizar uma das cenas mais divônicas da história do X Factor (tirar o microfone do Jahmene com uma vontade impressionante e jogar o defeituoso com toda raiva no chão). Cheguei a essa final dividido entre Jahmene e com uma levada pelo James, mas após isso, não preciso de mais nada, pra dizer que mesmo não sendo vendável, Jahmene precisa ganhar essa NABA! LINDO, MARAVILHOSO, INCRÍVEL, DIVÔNICOS, e como diria nossa amiga Ludmillah Anjos (The Voice Brasil) "É BAFÔNICO, PAWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW!".

Christopher Maloney & Gary Barlow
"Rule the World", Take That
Kelvin: Só posso dizer: Ella Henderson mandou um beijo e não, nem Gary Barlow salvou isso da morbidez alucinante e incrível que foi essa performance. Fraco, me deu vontade de por o stream no mute e esperar pra acabar.
Davi: Gary realmente não precisava prestar um papel ridículo desse de cantar esse hino internacional com o flopado dos cruzeiros, estava esperando Ella Henderson entrar, dar uma tamancada do Maloney e mostrar como se canta essa naba, sendo melhor que o original. Da voz do Gary não tenho nada o que reclamar, até porque ele se encarregou de tirar lagrimas de mim no encerramento das olimpíadas cantando essa mesma musica, mas agora, me senti envergonhado de escutar isso! Maloney não merecia essa final, não mesmo! Performance previsível, com vocais bons do Gary e partes altas totalmente descontroladas do Maloney! Muito inconstante! Nada bom!

James Arthur & Nicole Scherzinger
"Make You Feel My Love", Bob Dylan
Kelvin: Eu estava com as expectativas altas pra essa performance, acho que era a única coisa que eu estava interessado (além da Kelly Clarkson e da Rita Ora) na noite de sábado, mas não sei, não senti que a performance foi excelente como eu esperava. Foi bom, mas só isso. Vocais foram regulares, nada brilhante e esperei por algo mais intenso. Foi um pouco chato, pra falar a verdade.
Davi: Como Nicole me entra com essa roupa que ela tirou do guarda roupa das falidas Pussycat Dolls para cantar uma musica dessas? Realmente essa mulher é insana! Mas, eu gostei do dueto, achei que foi correto, sem maiores dificuldades e maiores problemas vocais, achei que deixou muito a desejar no quesito "The X Factor Final" e faltou aquele "Factor DIVA" da nossa Nicolinha Sexy Love  Scherzinger, mas, por tudo que James passou e enfrentou, acho que a vaga na final é mais que certa e que ele merece chegar lá, quanto a ganhar? Não sei! Jahmene me arrebatou nesse final! Excelente atuação! PS: Vocais da Nicole sambaram sem dó, nem piedade nos do James, até Jahmene soube igualar um pouco! Enfim... Muhahahaha.

Results
Anúncio do terceiro colocado só pode ser dito e tachado como: Obrigado, Reino Unido. E pra narrar esse momento, me abstenho de comentários e deixo pro Davi contar o que foi isso, por favor.

Davi: Confesso que meu coração morreu com Jahmene sendo salvo primeiro ( Porque era isso que eu queria, não pelo James) mas, quando James foi salvo, EU GOZEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII BRAZILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL! Nunca na minha vida eu quis que alguem fosse eliminado assim, depois de ter passado por tantos cruzeiros! SEU TITANIC afundou Maloney e na hora certinha! Nada paga a dança indígena da vitória de dona Tutulovelisa e essa sambada a lá canguru de dona Nicole após o assunto! OBRIGADO POVO BRITÂNICO! DEMOROU MAIS CHEGOU! 

P.S.: Deixo aqui a minha risada: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

P.S.: Nicolinha, meu amor, depois de todo sofrimento no USA ano passado, a demissão, agora a glória de levar 2 atos ao Top 2. Não queira sair dessa naba, preciso de sua insanidade por pelos menos mais 3 temporadas! OK? (Nicole declarou essa semana que quer deixar o programa).

Parte 2 - Domingo
Um dia glorioso para o X Factor? Certíssimo! Depois de ver que Christopher Maloney nunca mais iria me irritar (já que nem da performance em grupo do domingo ele pôde participar), o programa ainda me brinda com a delícia da Emeli Sandé e com uma produção incrível no telão e com as luzes durante a sua performance e lançamento do seu novo single, "Clown", música do álbum "Our Version of Events" que contém hits como "Next to Me", "Read All About It" e "My Kind of Love".

Depois desse surto fanboy aqui, vamos voltar ao normal, já que vimos mais uma performance do One Direction, cantando "Kiss You", com direito a mais uma vítima do microfone amaldiçoado (no caso, Liam Payne), além de performance dupla da Rihanna, que retornou ao palco lançando seu novo single "Stay" e cantando seu sucesso "We Found Love".

Como disse, tivemos outra performance em grupo, mas dessa vez sem todos os finalistas. Além de Maloney, o mashup natalino com as canções "I Wish It Could Be Christmas Everyday",  "All I Want for Christimas Is You", "Last Christmas" e "Santa Claus Is Coming to Town", não contou com Lucy Spraggan e o MK1.

Os dois "ultimate finalists" tiveram de cantar mais duas canções, uma com o tema "Música da Temporada", que é uma canção a escolha do candidato que ele já tenha performado durante a temporada e que lhe é importante. A outra é o "Winner Single", que depois de lançado, terá a arrecadação toda convertida para a caridade.

Song of the Series
Jahmene Douglas
Mentora: Nicole Scherzinger
"Angels", Robbie Williams
Kelvin: Essa é (ou era, não sei) a música que eu mais gostei do Jahmene em toda a temporada, tinha sido a primeira e a única com a qual eu tinha me importado, e ele provou mais uma vez como mandar bem com essa música. Claro que o coral acompanhando era inevitável e, de fato, foi novamente um espetáculo. Mostrando muito como ele cresceu vocalmente na disputa e como ele aprimorou o controle. Foi incrível! Jahmazing!
Davi: Ai que lindo, fui no céu e voltei com essa performance do Jahmene, quando ele cantou ela semanas atrás, já tinha sido algo maravilhoso, agora repetindo no final e com essa pimpação toda, é de se levantar, subir na bancada e aplaudir ele por 2h! Acho que a evolução dele como artista foi visível e de extrema importância para que chegar a essa final! Méritos para Nicole que investiu nele, aguentou meio mundo a apedrejando e duras criticas, e mais méritos ainda para ele, que mal conseguia olhar pra câmera ou cantar sem estar nervoso, termina essa competição como um artista de verdade! Muito orgulho do Jahmene! Muito mesmo!

James Arthur
Mentora: Nicole Scherzinger
"Let's Get It On", Marvin Gaye
Kelvin: Outra performance que eu havia adorado na primeira vez que ele cantou e nessa não foi diferente. Só que nesta teve um adendo: Ele acertou de uma forma melhor e mais correta o falsete, o que fez a música ser ainda melhor do que ele já tinha mostrado ser. James é um artista pronto e essa performance demonstrou toda a sua qualidade.
Davi: Meu Deus, confesso que me deu vontade de tirar a roupa, abaixar a luz, e chamar a pessoa para o Fight! Que performance mais gostosa! Amei, amei, amei, muito melhor que a primeira execução, foi mais solto e bem mais sensualizado! Essa temporada tá toda errada, mas James é o messias dessa naba e veio para salvar a nação de uma desastre completo. Quero logo um CD dele e se possível com uma versão de estúdio dessa musica nessa voz safada e afinada dele! Adorei, parabéns Nicole, 2 atos na final! Saio do limbo para o Olimpo da história do X Factor!

Winner Single
Jahmene Douglas
Mentora: Nicole Scherzinger
"Let It Be", The Beatles
Kelvin: Performance com carão de música pra caridade e totalmente dentro do estilão proposto pelo Jahmene dentro da competição. Não é minha performance preferida dele, e também não me agrada assim tanto o seu tipo vocal dentro dessa canção. Acertou alguns agudos à lá Mariah e foi correto e firme durante a música inteira. Mas falando em "Let It Be", prefiro a versão da Carol Marques (The Voice Brasil).
Davi: Jahmmmmmmazinnnnnnnng! Emocionado demais pra falar disso! Uma das melhores performances da história desse programa, JAHMAZING! Sei que é difícil dele vencer, mas chegou a essa final com uma propriedade divina e quando soube que ele cantaria "Let It Be", eu me senti feliz, pois é uma música que espero ele cantar desde de a Judges' House! Cantou, encantou, divou e principalmente não ficou devendo nada a ninguém! Parabéns, Jahmene Douglas! Parabéns, Nicole! LINDO!

James Arthur
Mentora: Nicole Scherzinger
"Impossible", Shontelle
Kelvin: Depois que terminou a música eu só consegui pensar: "necessito disso na playlist do meu celular pra ontem!". Não é uma música pra caridade, mas como Winner Single é o único que eu compraria. Música com uma interpretação bacana e a rendição dele deu uma roupagem bastante natural e parecia ser realmente uma música do James. Gostei muito, correndo no iTunes pra comprar isso (leia-se: buscando um download piratão mesmo).
Davi: Mal terminei de ir ao céu e voltar com Jahmene e me vem o James e faz isso! Tá certo que foi a pior temporada da historia, mais está tendo uma final no minimo emocionante e correta! Performance dramática e linda, eu daria outra canção a ele, mas soube trabalhar muito bem com ela, assim como trabalhou bem com todas as canções na temporada! É o participante mais correto, mas afinado, mais linear em questão de atuações. Merece todo sucesso do mundo se vencer! GRANDE NOITE, GRANDE FINAL! PARABÉNS JAMES! PARABÉNS, NICOLE!

Results
Kelvin: Eu estava esperando pelo fim do mundo, mas não por ver o que eu vi acontecer. James Arthur simplesmente destruiu as duas e mais duradoras maldições do programa de uma única vez. Nunca, na versão original do programa (leia-se: no The X Factor UK) que um act que foi à Bottom ou que tenha cantado "Feeling Good" havia vencido. Pois bem, ele foi ao famigerado Bottom que eliminou Ella Henderson e ainda cantou no sábado a música, e mesmo assim ele ganhou! Parabéns ao James e que tenha uma carreira gloriosa como os grandes vencedores do programa (e não Joe McElderry e Matt Cardle).

Davi: Um resultado correto e justo pelo que ele fez durante a péssima temporada! Parabéns James e mais ainda para sua mentora! Queria agradecer a todos que acompanharam, queria agradecer meu companheiro de bancada e dizer que me diverti muito com as trollações, os xingamentos, os shows de churrascarias do Maloney e a insatisfação com os votos britânicos. Ano que vem, se tudo der certo, estamos ai! Beijos e como diz o Kelvin, "Palmas lentas " para os leitores, para ele e para essa NABA de final!

Pra encerrar o post da considerada pior temporada de todos os tempos, vamos aos fatos: Palmas pra Nicole Scherzinger, a melhor jurada/mentora do programa com total tranquilidade. A melhor coisa desse painel neste ano. Tulisa, a ex-campeã dessa naba, esteve muito apagadinha e mesmo tendo a melhor categoria, não conseguiu muita coisa e se acomodou demais com a Ella, enquanto vangloriou Rylan Clark.

Gary Barlow, que deu inúmeras declarações dizendo que esse era o ano dos Overs, acabou perdendo Carolynne Poole no primeiro Live, a Melanie Masson no segundo e acabou se perdendo por não aceitar Rylan Clark na disputa. Louis... Ah Louis Walsh, alguém precisa interditar esse vovô, que descobriu a Westlife e achou que por isso descobriria a "the next biggest boyband".

Mas nada supera o fato de vermos Maloney retornar no Wildcard. O público votou e continuou votando. Foi ali que cometeram o primeiro das séries de erros que se estenderam em toda a competição. No mais, resta nos despedir desse desastre de temporada e acreditar que o ano que vem será diferente. Sendo assim, até lá (ou até daqui a pouquinho no The X Factor USA) e fique com a última performance do programa, a coroação de James Arthur como vencedor da nona temporada do The X Factor UK.

0 comentários :

Postar um comentário