sábado, 22 de dezembro de 2012

The X Factor USA - 02x26/27 - Final: Final 3 Performances & Results (Season Finale)

Coroando coitadinhos, bajulando alienígenas e esperando o impossível.

Chegamos a final da segunda temporada do The X Factor USA e eu tenho uma sensação mista em relação aos comentários gerais que estão por vir, bem como ao resultado apresentado em uma noite em que vimos uma sequência completamente inusitada, a se dizer no mínimo, com uma espécie de recepção dos candidatos no "tapete vermelho".

Claro que a dupla rodada final da temporada precisaria vir repleta de muita emoção, vídeos no maior estilo Arquivo Confidencial do Faustão e uma homenagem. Sim, a coisa mais digna da temporada foi a apresentação do Top 13 da competição em homenagem, com "You Are Not Alone", às vítimas do ataque a tiros de Adam Lanza (qualquer parentesco com o menino colorido do Restart e mera coincidência) aos alunos e docentes da escola primária Sandy Hook, além da mãe do próprio atirador.
Vídeo:
Tributo do Top 13 às vítimas do atentado na Sandy Hook Elementary School
Lembro a vocês que os comentários são sempre muito bem estruturados com críticas levantando pontos onde cego não vê e surdo não ouve comigo (Kelvin Bastos) e, claro, o sempre coerente (sinta o tom de ironia da minha afirmação) Davi Antunes.

PARTE 1: Apresentações
Uma noite de glória para umas, desastrosa para outra e a mesma de sempre para outro. Cantando três músicas diferentes (se bem que, né, Quintinhas cantou apenas uma música diferente do que já havia feito) e ainda tendo algumas participações um tanto duvidosas (com exceção apenas de uma, logo vocês saberão), eles tiveram de cantar a sua "canção da temporada", praticar o tal dueto e ainda mostrar o porque merece levar o prêmio com a "canção dos 5 milhões".

Song of the Season
Carly Rose Sonenclar
Mentora: Britney Spears
"Feeling Good", Nina Simone
Kelvin: Mostrou inteligência na escolha, afinal, esse é o vídeo mais visto entre todos na temporada inteira. A sua audição que já deve ter passado da marca dos 25 milhões de acesso e ela foi lá e usou de sua inteligência e pensou "vou pegar isso e garantir os 5 milhinhos na minha conta bancária". Pois então, foi uma performance vocalmente excelente e que sempre será excelente não importando as circunstâncias. Por algum motivo, não achei nada excepcional, foi muito bom, mas nada que me fizesse pular da cadeira e querer aplaudir a menina de pé. No fim, foi uma escolha segura, sem nenhum grande risco e confesso gostar mais da versão do James Arthur do que a dela.
Davi: Talentosa, talentosa e talentosa! Isso define o perfil dessa menina! Carly Rose Sonenclar apareceu nesse programa como mais uma carinha Teen e deixou todos comendo poeira na competição. "Feeling Good" foi uma jogada excelente nessa final, porque além de lembrar a América de onde surgiu esse fenômeno  ainda acho que essa foi a performance mais forte dela durante a competição, posso estar errado, mas foi a mais impactante! Mas, uma coisa que tenho percebido na Carly no fim da competição, mas precisamente a 3 semanas eu comecei a ver a Carly como um ser previsível, canta uma muito linda, é bem tranquila no começo e depois dá um grito e sobe o tom da canção, é bem isso! Carly assim como todos os competidores (a exceção do Fifth Harmony) teve uma queda de rendimento brusco no fim da competição. Sem dúvidas ela será uma grande artista nas próximas 6, 7 décadas...

Tate Stevens
Mentor: LA Reid
"Anything Goes", Randy Houser
Kelvin: Vou confessar uma coisa que acho que ninguém sabe (ou sabe e eu não sei): A audição do Tate é uma das minhas favoritas de toda a temporada (ao lado da Jennel, Paige, Panda e Jeffrey). E um dos fatores que havia naquela audição era o tom de zombação que o Tate tinha assumido, fazendo piada e interagindo com o público. Recuperar esse momento pra mim foi importante por lembrar que um dia eu cheguei a gostar do Tate, mas mesclar com vídeos "mimimi minha esposa" e fazer drama de coitadinho me irrita profundamente. Tate tem se demonstrado um cantor seguro no country e esse é um estilo muito forte nos EUA (e o maior mercado consumidor da música por lá - Taylor Swift que o diga), é provável que ele fará um sucesso estrondoso, mas não, obrigado. Performance foi apenas boa, nada excepcional.
Davi: Se Carly é talentosa, Tate é Brilhante, já deixo aqui minha torcida confirmada para ele. Tate tem carisma, sentimento, tem uma voz espetacular e fez a escolha certa na hora certa, mostrou tudo que ele foi na competição nessa atuação. Confesso que nas ultimas semanas tate me deu uma desanimada em função das 4 ultimas atuações ruins dele na competição, que mesmo assim, mantiveram ele na competição! A Atuação foi perfeita, vocais como sempre sólidos e sem nenhuma variação negativa, gostei muito do arranjo e essa pegada de single de  novo disco me fez crer que Tate é o favorito a vencer essa competição! Começou muito bem a noite e espantou aquela maré negra de más atuações! Sempre comentei com o Kelvin, Carly é fenomenal, mas Tate pode sim vencer e com certeza vamos ver muitas canções dele nas posições mais altas dos top mundiais nos próximos anos. Go Tate, Go!

Fifth Harmony
Mentor: Simon Cowell
"Anything Could Happen", Ellie Goulding
Kelvin: Verdade seja dita, de todos os atos restantes, o Fifth Harmony é o único que tem provado semanalmente ter vontade de vencer o programa, sempre querer lutar e mostrar sua evolução constante nítida que vemos nessas duas últimas semanas. Repetir uma música da semana passada é sempre muito errôneo, mas o começo me conquistou. Aquela narrativa em overvoice foi genial, com tomadas aéreas do palco dando um clima de grandiosidade e eu preciso deixar registrado: Elas foram muito, mas muito mesmo, melhores vocalmente essa semana do que quando fizeram da primeira vez. Por algum motivo bizarro, eu não me incomodei com Dinahzão ou com o laço da Camila, acho que eu estava muito ocupado sendo seduzido pela Lauren Jauregui e esqueci do mundo. Me processem, mas o Fifth Harmony venceu o primeiro round com muita, muita mesmo, facilidade. P.S.: Tenho que deixar registrado a falta de originalidade em tentar fazer um staging diferente e uma mudança nos arranjos pra não ter sido tão similar à semana passada.
Davi: Repetir a atuação lindíssima da ultima semana foi muito perigoso, mas foi ainda mais lindo! Fifth Harmony foi o único ato a ter um crescimento magistral nas ultimas semanas e por isso que essas meninas estão na final. Achei que a atuação foi de uma segurança fenomenal e se elas não se divertiram na ultima semana, essa semana elas fizeram algo maravilhoso. Confesso que tive dificuldades com arranjo e com os vocais ainda mais fracos da Dinah Jane, mas tirando isso, foi uma atuação digna de final! Fifth Harmony não tem chances de vencer (isso porque temos Carly e Tate em uma batalha épica). Mas com toda certeza, essas meninas estão abrilhantando aquela que é a melhor final da franquia em 2012! Obs: Arrumaram uma laço ainda maior que a camila dessa vez, hahahahahahahahaha coisa horrenda de se ver!

Celebrity Duet
Carly Rose Sonenclar & LeAnn Rimes
Mentora: Britney Spears
"How Do I Live", LeAnn Rimes
Kelvin: Credo, gente, que nojo dessa performance. Soltei um não gigantesco quando anunciaram na Press Conference quem seria a convidada da Carly. Sério, LeAnn Rimes? Tipo, não dava pra chamar ninguém menos pior não? Aceitava até a Mariah Carey ou Celine Dion! Espera, não é pra tanto. Enfim... Vocais da Carly estavam ok, mas que merda foi os da LeAnn? Performance horrorosa dessa mulher! Coitada da Carly, foi prejudicada pela convidada, ao invés do oposto.
Davi: Tive medo quando soube que L. Rimes iria fazer dueto com Carly e quer saber, meus pensamentos se confirmaram, isso não foi nada bom! A musica é maravilhosa, as duas são lindas, mas somadas as vozes foi um perfeito show de horrores, as variações vocais da LeAnn prejudicaram não só Carly, mas como o conjunto total harmônico da competição, Carly estava nervosa e passou isso na sua atuação. Foi uma apresentação morna e fraca e pode prejudicar muito Carly! Escolha errada produção! Obs²: Tio Simon não tinha ninguém mais pimpado pra trazer não? Pelo amor....Alexandra Burke e Beyoncé mandaram um beijo!

Tate Stevens & Little Big Town
Mentor: LA Reid
"Pontoon", Little Big Town
Kelvin: Sabe vergonha alheia? Multiplica por mil que nem isso chega perto do que eu senti quando eu vi isso. Não gente, eu gosto do Tate, adoro a música country, mas não sou complacente com essa merda de apresentação não. Achei muito ruim, absolutamente tudo. Primeiro porque a calça da tiazinha lá chamou mais atenção do que a dança vergonhosa de ganso engasgado do Tate. Não sei o que foi pior nisso tudo. Gente, passa pro próximo, por favor.
Davi: Segurança! Essa é a palavra que define essa segunda apresentação de Tate. Confesso que achei uma delicia esses três juntos e já quero uma versão de estúdio disso. Foi uma jogada inteligentíssima colocar esses 3 juntos e foi um ótimo dueto country, tudo que a America adora! Tate tá com a faca e o queijo na mão e dependendo da última atuação, acho que vamos ter festa no apê e muitos beijos na tão falando esposa! Hahahahahahahahahahahahahahaha! Excelente trabalho Tate!

Fifth Harmony & Demi Lovato
Mentor: Simon Cowell
"Give Your Heart a Break", Demi Lovato
Kelvin: Para o mundo que eu quero descer! Gente, eu já estava esperando por isso e nem fiquei assim assustado com a escolha de Simon em fazer o dueto das lindinhas das Quintas com a Demetria. Demi, por outro lado, só provou o que faz de melhor em sua carreira: cantar. Ela subiu no palco com uma presença que inundou o estúdio, foi até a bancada, cantou/sensualizou pro Simon, levou Camila Cabello de chaveirinho e ainda dividiu a bridge com a Dinahzão. Espetacular, mais uma vez, Fifth Harmony pulverizou a competição e, pra mim, venceu o segundo round com mais uma facilidade.
Davi: Oi? O que foi isso? Isso sim é um dueto de final! As Quintas foram com tudo para essa atuação e mil palmas para a produção que teve a ideia excelente de colocar Demi Lovato para um dueto com essas meninas! Demi Lovato simplesmente pulverizou o mundo em pleno horário nobre mundial, vocais poderosos e uma ousadia sem tamanho na voz dessa que pra mim foi uma incógnita no painel de jurados do ano (comentários excelente, mas decisões erradas com seus atos). Quintas + Demi elevaram o nível dos duetos e fizeram aquele que foi uma dos melhores duetos do ano na franquia mundial! Amei o arranjo, amei a movimentação, os vocais das meninas e toda essa pimpação digna para Demi! Linda apresentação, Fifthmazing!

US$5 Million Song
Carly Rose Sonenclar
Mentora: Britney Spears
"Hallelujah", Leonard Cohen
Kelvin: Essas últimas duas semanas podem não ter sido as melhores pra Carly Rose, mas essa apresentação finalmente mostrou o que eu cobrava da Carly. Uma verdade que não foi superior a audição do Jeffrey Adam Gutt porque aquilo está em escalas que nem a alien alcança, mas a apresentação dessa mocinha foi um pedaço do paraíso. Claro que eu acho breguíssimo esse coral de fundo e esses panos caídos no palco, até mesmo a escadinha, no maior estilo Jahmene Douglas ou Pastora Melanie Amaro, mas vocalmente foi excepcional, foi divino, literalmente.
Davi: Amém irmãos? Que culto maravilhoso! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Performance que o " Q"  do Pastor Jahmene Douglas de qualidade! Total cara de winner single e foi uma performance lindíssima, toda pimpação de palco, coral, luzes, vestidão, cara de diva foi pouco pra tentar ofuscar os vocais mais que perfeitos que Carly fez nessa competição. A interpretação foi belíssima e entrou no meu top 5 de performances preferidas da agora Missionária Carly! Hahahahahahahahahahha Isso sim foi performance pra final e pra vencer! Belíssimo trabalho, Neide. Belíssimo trabalho, Carly!

Tate Stevens
Mentor: LA Reid
"Tomorrow", Chris Young
Kelvin: Performance... chata. Acho que nem a minha dose básica de vodca conseguiu me acordar desse marasmo ambulante. Mais uma vez, tem horas que eu acho que o Tate vira muito genérico, nada fora do comum e numa comparação rápida eu achar o Scotty McCreery melhor que ele é porque a situação está feia. Ele pode até ganhar o programa, não duvido da sua força, mas levando em consideração essa noite e as três últimas semanas, se ele vencer eu acharia até uma injustiça para os outros dois concorrentes ainda em disputa.
Davi: Fechou com tudo o Tate, mas confesso que das 3 atuações da noite, essa foi a que mais me deixou inerte e disperso! Foi uma ótima escolha de música, o arranjo foi muito bom, os vocais foram muito bons, mas não me emocionou como das outras vezes, se Tate ganhar será merecido e torço por isso, por tudo que ele fez na competição, por toda linearidade durante a competição. Sua esposa, família, cidade, podem ficar orgulhosos desse que tem toda pegada de artista consagrado e que vai fazer muito sucesso no  Pop Country americano! Excelente fim de noite Tate! LA por ficar orgulhoso, a America pode ficar satisfeita, tem um novo xerife no velho country mundial! Adorei!

Fifth Harmony
Mentor: Simon Cowell
"Let It Be", The Beatles
Kelvin: Chocado. Dinahzão foi possuída por algum espírito megaevil e chutou minha bunda lindamente e eu não consigo dizer que: Chupa, Emblem3! Ok, foco, mas essas meninas mostraram como se faz jus à maior banda pop/rock da história. Nunca que eu sonharia o grupo mais pop da temporada pegando um clássico e fazendo isso. E lá foram a Harmonia das Quintas, numa apresentação lindíssima, com vocais perfeitos, sem nenhuma falha visível e, o melhor: comprovando sua excelente fase na disputa. Podem ter minar em terceiro, mas eu já adianto que elas foram as melhores da noite com um infinito mais um abismo de diferença pros concorrentes.
Davi: Confesso que não gostei da musica escolhida, mas confesso que Dinah Jane deixou o meu queixo caído e sem dentes com os vocais dela nessa competição (mandou um beijo e um tapa na cara do Kelvin que a tanto criticou durante a competição). O arranjo foi diferente, a execução e interpretação foi bem ousado e estranho para o tipo da música, mas essas meninas merecem palmas e um futuro brilhante, pois deram uma guinada surpreendente no fim da competição a ponto de eliminar concorrentes fortes e fazer uma final maravilhosa como essas! Parabéns, Quintas, não sei o que o futuro reserva a elas, mas mesmo sendo impossível, podem chegar sim ao Top 2! Grande trabalho, Simon, e grande trabalho, 5H!

PARTE 2: Resultados
Segunda noite de programa e ela sempre vem carregada de tensão com os resultados. Claro, começamos com a vergonhosa sequência em que eu fiquei me perguntando como o One Direction coube inteiramente dentro de mesmo carro, sendo que o Fifth Harmony precisou de dois carros... Pois é, tirem suas próprias conclusões.

Já que citei One Direction, não basta comentar que lá foram eles cantar pela 421452341512ª vez na temporada, dessa vez com seu novo single, "Kiss You". Mas eu gostei mais da apresentação deles no The X Factor UK pelo motivo de: o microfone do Liam não funcionou. Dito isso, também tenho que comentar a apresentação do Mr. Catra americano (ou dominicano, ou cubano, sei lá, quem souber a nacionalidade dele que deixe escrito nos comentários), Pitbull, cantando (er... oi?) um mashup com "Don't Stop the Party" e "Feel This Moment".

Claro, os nossos três finalistas também se apresentaram. As debutantes, o cowboy e a alienígena cantaram numa sequência divertida a canção "All You Need Is Love", passando pelo tapete vermelho, cumprimentando os eliminados e chegando até o palco do programa. Achei genial.
Vídeos:
Top 3 - "All You Need Is Love"
Pitbull - "Don't Stop the Party / Feel This Moment"
One Direction - "Kiss You"
Antes de seguir para os resultados, uma passada rápida pela canção natalina que cada um dos acts finalistas apresentaram antes do anúncio do vencedor.

Christmas Song
Tate Stevens
Mentor: LA Reid
"Please Come Home for Christmas", Charles Brown
Ok, karaokê de luxo essa apresentação. Eu fiquei mais atento com as dançarinas de fundo do que com o Tate cantando em si. Achei que teve alguns momentos que o Tate não alcançou a nota e isso ficou esquisito, mas enfim. No geral, deu pra ver claramente o desconforto dele com as dançarinas ao seu entorno e eu ri muito. Foi ok, de qualquer forma.

Fifth Harmony
Mentor: Simon Cowell
"Christmas (Baby Please Come Home)", Darlene Love
Quando eu achava que o laço da cabeça da Camila Cabello não poderia ficar maior... Pois é, ficou. Parece uma alegoria de escola de samba. Enfim, adorei a escolha, amo essa música e as Quintas fizeram um bom trabalho. Adorei a neve caindo, não teve nenhum dançarino me irritando (ok, teve no finzinho), achei sassy (via Jonatas Neves) o guarda-chuva da Ally Brooke e ainda bem que chegamos na final, porque a cada semana a roupa da Normani parece encolher. Adorei a coreografia e achei genial absolutamente tudo. Enfim, foi muito bom. P.S.: Desconsiderei o errinho da Dinahzão porque amei o falsete do fim.

Carly Rose Sonenclar
Mentora: Britney Spears
"All I Want for Christmas Is You", Mariah Carey
Confesso que eu amei o staging, só que essa música? Gente, Melanie Amaro cantou exatamente ela quando esteve no programa (e venceu) no ano passado. Achei a escolha previsibilíssima (se é que essa palavra existe no dicionário), mas, como sempre, Carly faz questão de calar a minha boca e dar um show vocal. Mas claro, preciso comentar: Precisava mesmo dos dançarinos vestidos de soldadinhos de chumbo? Acho que não, hein.

Mas vamos agora aos resultados. Antes de qualquer coisa, a entrada dos três mentores restantes na competição e Demi Lovato, completamente sozinha na bancada. Tadinha de Demi, completamente forever alone na bancada.
Agora falando sério, os resultados, anunciando como sempre, o act que encerrou a temporada em terceiro lugar.
Nossas quintinhas terminaram em terceiro lugar. Pois é, todos ficamos #chatiados. Fifth Harmony terá uma jornada incrível pela frente e espero, assim como o One Direction teve (e que curiosamente terminou na mesma terceira posição), que essas lindas tenhas uma carreira brilhante e sigam crescendo e se tornem a próxima "big girlband" (via Louis Walsh).

E antes do anúncio do vencedor, tivemos mais uma apresentação reunindo os grandes finalistas. O dueto que já virou comum aqui na versão americana. Ano passado vimos Melanie e Josh serem sensacionais com "Heroes", esse ano, no entanto, vimos uma performance desastrosa de "The Climb" com Carly e Tate. Pois é, cada temporada tem o dueto que merece.
Vídeo:
Carly Rose Sonenclar & Tate Stevens - "The Climb"
Agora sim, vamos ao anúncio de coroação do vencedor. Dim the lights... Ops, espera, esse não é o American Idol... Pois então, o vencedor da segunda temporada do The X Factor USA é...
TATE STEVENS! Eu fiquei surpreso, mas isso comprova que, no fim das contas, o leaderboard não era tão manjado assim... Ou era... Vai saber. Carly Rose Sonenclar termina em segundo lugar e, apesar dos pesares, deve se orgulhar da posição. Afinal, os maiores nomes dos realities shows ultimamente não são quem tem vencido, de qualquer maneira.

De todas as formas, encerramos os serviços dessa segunda temporada que prometeu muito mais do que cumpriu. Fico feliz (e soltando fogos de artifício) com a saída de LA Reid da bancada. Ninguém merece esse velho por mais um ano. Em contrapartida, Britney Spears se soltou nessas três últimas semanas e eu necessito mais uma temporada de suas expressões faciais (mesmo que pra isso sejamos obrigados a aguentar premieres de clipes ruins como "Scream & Shout" ou seus comentários simplórios como "amazing", "you are a superstar" e derivados).

Demi Lovato se mostrou uma excelente jurada, mas uma péssima mentora. Cagou e saiu andando por cima de seus próprios pupilos. Errou com Jennel, ao transformá-la numa "mini-Demi-Lovato-meets-Kelly-Clarkson", errou com Cece ao tirar sua bitchness, errou com Paige... Ou ela já era um erro completo e ninguém reparou. Apesar dos pesares, acertou não levando Jillian Jensen e optando por Willie e uma escolha tranquila pra eliminação, e seus comentários foram os únicos com fundamentos nessa bancada.

Às vezes acho Simon Cowell pretensioso demais e com um ego maior do que a gola V que ele usa, o cara pode ter assinado com grandes nomes da música, mas errou em elevar o Emblem3 a um patamar que eles não correspondem e negligenciar seu trabalho com o Fifth Harmony e com o Lyric 145, os melhores grupos da temporada.

Pro próximo ano, espero também que a América priorize e vote por atos originais e não se apegue a esteriótipos, como foi essa temporada inteira. Aliás, o maior erro dela foi nos makeovers, que transformaram Paige em uma mistura de Rihanna com Lady Gaga, Jennel no que eu já comentei e outros, como o da Beatrice. Falando em Beatrice, espero por escolhas de músicas melhores, afinal, a menina não merecia ter cantado o repertório dos anos 80 inteiro durante sua estadia no programa.

E pra você, leitor, deixamos o nosso agradecimento por ter sobrevivido conosco e aguentado os barracos no nosso painel, os nossos comentários por vezes ostensivos aos seus favoritos ou por qualquer outro motivo alheio. Vocês são uns lindos, por isso deixe um xoxo aí nos comentários e já faça meu dia feliz. 2bjs. Até o ano que vem.

P.S.: Pra encerrar com chave de ouro, os melhores momentos da segunda temporada do The X Factor USA!

0 comentários :

Postar um comentário