sexta-feira, 1 de março de 2013

American Idol - 12x13 - Las Vegas Round, Part 3

Chamem um exorcista, porque a macumba dessa vez é forte.

Eu ainda não sei exatamente o que dizer o que achei desse específico episódio da fase de Las Vegas da décima segunda temporada do American Idol, ainda mais quando meu cérebro e meus tímpanos foram, em sincronia, explodidos por algum tipo de expressão indecifrável (aquilo não foi canto... sério) e os dois únicos neurônios em funcionamento, aparentemente, entraram em curto.
Leia a review das partes 1 e 2 do Las Vegas Round:
Dando sequência ao formato da semana anterior, neste episódio do Idol vimos o segundo e último grupo de dez garotas buscar pelas cinco últimas vagas femininas para, assim, formar o Top 10 das mulheres desta temporada, onde, semana que vem, buscarão pela aprovação da América através do voto popular rumo ao Top 10 geral da competição.

Ainda no The Mirage, em Las Vegas, na frente das 1.500 pessoas e dos nossos quatro ilustres jurados - Randy Jackson, Nicki Minaj, Mariah Carey e Keith Urban -, e do "tie breaker", Jimmy Iovine (que não trabalhou e só foi curtir mesmo a gravação do programa), o resumo da noite é quase positivo. Quase.

Lembro-os de que os links para os vídeos se encontra logo após o bloco de comentários de cada performance e dos resultados, então, vamos a eles.

GIRLS | PARTE 2
Abrindo a noite, tivemos a incrível Melinda Ademi, que surgiu feito um cometa na Hollywood Week com sua excelente rendição de "Price Tag", mas que virou uma inofensiva birimbinha com outra canção da Jessie J, "Nobody's Perfect", cantada semana passada pela favorita Angela Miller. O maior problema foi lidar com a harmonia e acertar as notas, os vocais me pareceram extremamente frágeis e a auto-confiança demonstrada com o domínio de palco foi para o espaço, mas entendo o fato do nervosismo atrapalhar. Falando em auto-confiança, Candice Glover, a mais pimpada e hypada da temporada, veio com um hino da Aretha Franklin e assassinou qualquer tipo de competição a nível vocal. Foi espetacular. (Eu falando que Candice foi espetacular é sinal que eu fui raptado e trocado por aliens, só pode!).

E aí veio a maior surpresa desta fase para mim, pelo menos. Juliana Chahayed já havia mostrado um poderio interessante há duas semanas, mas comprovou como nunca ao pegar "Skyscraper", diminuir totalmente o arranjo, fazer uma performance minimalista, usar um tom totalmente doce e audível, e, mesmo tendo alguns problemas pra se manter no mesmo tom de afinação, foi uma das melhores da noite. Assim como Jett Hermano, que mesmo pegando uma música up-tempo e transformando em uma balada - no caso "Only Girl (In the World)" -, demonstrou bom controle vocal, apesar de ter sido um pouquinho entediante em alguns pontos. (Esse é aquele momento que você se pergunta "em que mundo eu concordo com Randy?", pois é).

Dando sequência à noite, Cristabel Clack foi infeliz na escolha de "No One". Entenda, é uma música em que pouquíssima gente além de Alicia Keys fará jus, e Cristabel não é uma delas. Apesar dos pesares, eu adoro esse tom rasgado dela, é totalmente único e, num possível futuro, com as escolhas certas, creio que pode dar muito certo. A doce Aubrey Cleland foi no oposto de Cristabel e acertou na escolha, "Sweet Dreams" foi uma canção que lhe permitiu exibir seu controle e sua perfeição vocal (que tem sido bem raro nessa fase), atingiu as notas direitinho, não me simpatizei tanto quanto gostaria como foi com a versão da Jessica Sanchez na temporada passada, mas foi bastante bacana.

Para trazer toda a sua alegria a este texto, Rachel Hale me surpreendeu. E muito! Ela pegou "Nothing But the Water", trouxe em sua vibe country e tudo funcionou perfeitamente bem. Foi uma apresentação com domínio de palco, com bons vocais (mais uma vez, senti uma similaridade muito grande com a Jennifer Nettles, vocalista da banda Sugarland) e tudo encaixou perfeitamente. Perfeito é um possível adjetivo para representar o que foi Breanna Steer e a minha pergunta: "de onde surgiu essa mulher?!". Eu não esperava que Breanna fosse apagar a performance bem ruim da fase de grupos de Hollywood da minha cabeça, mas foi só falar em destruir o vidro do meu carro que tudo já ficou esquecido. Foi muito, muito bom.

Janelle Arthur, uma das minhas favoritas, foi outra que não teve uma grande noite. Mesmo mostrando seus bons vocais, tenho de concordar com o Keith de que a canção "Just a Kiss" foi uma má escolha. É uma música que limita muito o intérprete e falta um clímax. Clímax, no entanto, eu deixo para o último capítulo desta review. Zoanette Johnson. Nenhuma palavra é capaz de transmitir tudo o que eu quero dizer sobre essa mulher. A performance foi... simplesmente... WOW. Entenda como você quiser. Agora sendo bastante franco, eu achei isso tão bizarro, tão esquisito, tão estranho e tão ousado que deu a volta em um giro de 1080 graus e sambou na minha cara com salto agulha. Isso foi... estranhamente bom. Quer dizer... argh, não sei!

RESULTS
Confesso que esses resultados deve ter sido o mais difícil pra mim (e eu ainda não superei a eliminação da Shubha, então...), se estivesse na posição deles teria garantido Chahayed, Aubrey, Breanna, Candice e, talvez pelas circunstâncias do que foi apresentado, pela Rachel (ou Janelle, não sei), mas vocês sabem que as coisas nunca são exatamente como nós queremos que fosse. Aubrey, Breanna, Candice e Janelle seguiram (pela última ser garantida, a eliminação da Rachel era previsível, eles não manteriam duas cantoras country na fase seguinte, uma anularia a outra), mas este programa não seria o mesmo se ela não fosse selecionada também. Pois é, Zoanette. E, por incrível que possa parecer, a classificação da Zoanette não me incomoda de forma alguma, mas sim a eliminação da Juliana Chahayed. Como assim, Brasil? O que será de mim sem a Shubha e sem a Chahayed?

VÍDEOS

RESULTADOS: PARTE 1 | PARTE 2

Com as cinco selecionadas se juntando à Kree, Adriana, Amber, Angela e Tenna (nojo desta última, quero Shubha de volta!), temos o nosso Top 10 feminino formado. Semana que vem, todas elas voltarão ao palco para cantar pelo voto popular, onde apenas cinco deverão sair vivas. Enquanto isso, fiquem com a segunda parte deste texto, onde conhecemos o Top 10 masculino:
REVIEW | LAS VEGAS ROUND, PARTE 4 - Quando tudo vai pela descarga abaixo.

0 comentários :

Postar um comentário