quinta-feira, 7 de março de 2013

American Idol - 12x16 - Semi-finals: Top 20, Part 2 - Guys Perform

A queda dos favoritos.

Na segunda noite de semifinais da décima segunda temporada do American Idol, foi a vez dos homens tentarem convencer a América de porquê merecem uma vaguinha no Top 10 da competição. E não foi uma noite lá muito boa para os favoritos da equipe de edição e produção do programa, mesmo que tenha havido lá uma pimpação alheia ao Curtis - como sempre -, as coisas não foram tão gloriosas como eles queriam que fosse para seu grupinho de favoritos.

E, claro, um capítulo a parte, o colapso de Charlie, que pode arrecadar votos, da mesma forma como pode ser destrutiva para o rapaz, que vem em um declínio gigantesco desde Hollywood e parece que sua jornada deve ser encaminhada para o fim na noite do próximo programa.

Caso você tenha perdido a primeira parte deste texto falando sobre as garotas do Top 20, é só seguir o link abaixo e ser feliz, meu caro fella.
REVIEW | TOP 20, PARTE 1 - Girls Perform
Vamos então aos comentários sobre cada uma das performances desta noite e ver o que achamos desta noite tenebrosa para uns, e gloriosa para outros.

Elijah Liu
"Stay", Rihanna feat. Mikky Ekko
Eu tenho problemas pessoais com o Elijah, afinal, o cara não teve airtiming nenhum e, quando teve, nos mostrou aqueles vocais porcos em "Talking to the Moon". A performance desta semana se limitou a ser, no entanto, chata, não foi tão ruim quanto esperava, mas foi mórbido, sem nenhum grande momento, em uma música que não exige muito dos vocais. Aliás, uma música que a Rihanna mesmo bêbada consegue acertar as notas não pode ser sinônimo de exigência vocal.

Cortez Shaw
"Locked Out of Heaven", Bruno Mars
Única música uptempo da noite e uma das performances mais irritantes e entediantes da mesma, com vocais toscos, um backing-vocal mais irritante que os passinhos de dança do próprio Cortez, e um arranjo que mais parecia um karaokê onde você junta seus amigos e chama pra uma saída de sexta a noite. A única coisa que eu conseguia pensar durante a performance era: "Marcus Canty, é você?".

Charlie Askew
"Mama", Genesis
E o esquisitão ficou ainda mais esquisito. O problema é que a personalidade tímida, acanhada e estranha do Charlie se perdeu com a forma que ele começou a escolher a se apresentar. Me senti exatamente como a Nicki Minaj, como se tivesse perdido um filho, me perguntando o que fizeram de errado com ele. Tudo ali estava errado. Vocais tenebrosos, acertou no meio, mas terminou pior ainda do que o começo. Charlie, depois das críticas, acabou destruído, fazendo mimimi e preenchendo o spot "coitadinho da noite". Desculpa, Charlie, mas você não precisava disso.

Nick Boddington
"Iris", Goo Goo Dolls
Todo mundo aqui sabe que Nick é o nosso favorito entre os homens, sabe que aqui todo mundo é #TeamBodding, então não será novidade ouvir isso de novo e, deixo claro, que nosso favoritismo por ele não interferirá no processo de julgamento. Semana passada, Nick foi tenebrosamente ruim, essa semana ele voltou ao básico, pegou uma das canções preferidas de nove entre dez pessoas e cantou bem, não foi perfeito, teve um ou outra passagem com errinhos, mas mandou bem, foi sólido e seguro. Amém, Bodding. Melhor da noite até aqui.

Burnell Taylor
"I'm Here", do musical The Color Purple
Burnell escolhendo música da audição e repetindo, com tamanha maestria, o mesmo nível de emoção de conexão com a lírica, além de melhorar a apresentação a nível de interpretação. Não faço ideia do que o Burnell possui, mas ele tem uma energia bizarra que te enfia dentro da música e lhe faz gostar de absolutamente tudo. E, temos de concordar com Keith Urban, a voz do Burnell é única e facilmente reconhecível, além de ser um dos pouquíssimos a demonstrar possível poder dentro da indústria.

Paul Jolley
"Just a Fool", Christina Aguilera feat. Blake Shelton
Pra começo de conversa, odeio quem quer ser uma versão de alguém, como Jolley quer ser a versão masculina da Carrie Underwood ou da Taylor Swift. No entanto, Paul tem uma excelente voz, que varia bem entre o pop contemporâneo para o country/pop, com boa extensão e bastante sólida, porém Paul é, pra mim, forçado demais, não consegue exprimir a emoção que a música tenta passar e acaba com que suas performances variem apenas entre o regular e o bom.

Lazaro Arbos
"Feeling Good", Nina Simone
Sabe quando você acha que vai odiar tudo e se prepara pra isso, mas é surpreendido? Pois bem, foi isso que eu senti ao ver Lazaro essa semana pegar uma música que a cada temporada fica mais batida e repetitiva. Apesar de mandar bem na interpretação e ter demonstrado vocais sólidos, coisa totalmente diferente do que vimos na semana passada, eu não gostei do todo, me entediou e não consegui me conectar com a canção, como Keith disse que todos conseguirão. Não, não foram todos. P.S.: Mariah não curtiu e foi vaiada pela primeira vez na temporada. Amém. Perdeu a virgindade.

Curtis Finch, Jr.
"I Believe I Can Fly", R. Kelly
É vendo o Curtis que me bate uma saudade do Jacob Lusk e do Joshua Ledet, de como eles eram pedantes, mas ainda assim eram críveis e sabiam dosar os vocais. Mas não, os tempos são outros e nós temos o Curtis. E mesmo que seja um excelente cantor, ele é teatral, falso, arrogante e chato. Não consigo comprar nada de sua performance. Assim como não entendo o porquê de serem complacentes e darem uma standing-ovation completa pra isso.

Devin Velez
"Somos Novios (It's Impossible)", Perry Como
Melhor performance vocal da noite de longe e, possivelmente, a performance com maior dose e carga emocional também. Devin é muito real no palco, a interpretação das notas através dos vocais dele é sensacional, o vibrato é espetacular e não tem como a América deixar esse homem de fora desse Top 10. Única coisa que me preocupa é se ele vai ficar variando entre o inglês e espanhol toda performance, porque essa arma pode ficar manjada e cômoda, e com o tempo ficar cansativa.

Vincent Powell
"End of the Road", Boyz II Men
Exagerado, brega e cafona. Vincent pode ter surpreendido a todos na semana passada, mas nesta ele conseguiu ser quase um desastre, pelo menos pra mim. Não suporto gente que pega uma música e tem mais oversing do que em uma turnê inteira da Mariah Carey em 150 cidades. Em resumo, foi uma ginástica vocal porca, com muito grito e firula, e pouquíssimo de canto e melodia. Amigo, se eu quiser chamar chuva em um ritual de gritaria, com certeza eu chamaria você e a Zoanette.

Levando o contexto desta fase que prioriza normalmente gente que já conhecemos desde lá nas audições (ou até mesmo em temporadas passadas), além de gente que faz mimimi e tudo mais, cheguei a conclusão de que três nomes estão mais do que garantidos neste Top 5 masculino, apesar de também pensar que nada irá diferir muito do que eu acho.
Formarão o Top 5: Devin Velez, Burnell Taylor, Lazaro Arbos, Nick Boddington e Paul Jolley.
Podem aparecer no Top 5: Curtis Finch, Jr. e Elijah Liu.
Certamente eliminados: Vincent Powell, Cortez Shaw e Charlie Askew.
No próximo programa, conheceremos o tão aguardado Top 10 da disputa, apesar de eu particularmente crer que teremos algum tipo de Wildcard (afinal, só isso justificaria todos os 80 minutos programados de programa, ao invés dos 60 usuais). Enquanto aguardamos os resultados da noite desta quinta (07/03), que tal deixar sua opinião em quem foi o melhor da noite? Quem estará neste Top 5? Quem são os seus favoritos? E coisas do tipo.
REVIEW | TOP 20, PARTE 3 - Results
ANÁLISE | Conheça o Top 10

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