sábado, 16 de fevereiro de 2013

American Idol - 12x09/10 - Hollywood Week, Part 3 & 4

Who run the world? Er... girls?

Como diria titia Beyoncé, o mundo é governado pelas mulheres. Foi isso que comprovamos nesta segunda e última semana de Hollywood Week da décima segunda temporada do American Idol. Fato seja dito, assim como o próprio Ryan Seacrest faz questão de frisar logo na abertura do nono episódio desta temporada: nunca tivemos tanto talento reunido no gênero feminino.

Depois de seis anos desde que a última mulher levantou o microfone prateado e venceu a competição (na ocasião, Jordin Sparks, lá na remota season 6), já passou da hora dos americanos lesados darem o prêmio para uma mulher novamente (oportunidades não faltaram, tivemos Allison Iraheta, Haley Reinhart e até mesmo Jessica Sanchez).

Assim como semana passada, só que desta vez apenas as mulheres, os candidatos foram condicionados às três fases clássicas da Hollywood Week do programa, passando pelas fases acapella, de grupos e, por fim, a apresentação solo. E vamos colocar as cartas na mesa: pra quem envia uma bomba pela eliminação de Kez Ban?

ACAPELLA ROUND
Só aqui já reparamos o quanto o talento das mulheres este ano está incrivelmente superior ao masculino. Gente que fez performances de mediana para bom foi eliminada ainda assim, sem dó e muito menos piedade da bancada de jurados formados por Mariah Carey, Keith Urban, Randy Jackson e Nicki Minaj.

Aliás, já aqui podemos ter noção de quem são as front-runners da temporada. Candice Glover (já era esperado, depois da standing ovation que ela recebeu na audição), Janelle Arthur (dita por mim como "uma das melhores audições country da história") e Rachel Hale (segundo os jurados, a candidata mais feliz do programa).

No entanto, como disse, os jurados foram massivos em seus cortes. Não perdoaram o mimimi extremo causado pela ex-anoréxica, Mariah Pulice, que fez uma apresentação até "ouvível" com a canção "Gravity". Porém, uma eliminação me irritou um pouco, Megan Miller, aquela da audição com muletas. Pra mim, sua interpretação de "Bulletproof", da banda La Roux, foi incrivelmente consistente.

Outras que também deram adeus já no primeiro dia da Hollywood Week, algumas sem sequer um VT mostrando sua audição, foram Sarah Restucio (a cantora country que inventou de cantar "Super Bass" e tinha a pinta de Skylar-Laine-wannabe), Ashley Smith (a engraçada "Blondie", que cantou "Cowboy Casanova" em sua audição) e Ann Difani (aquela que foi surpreendida pelo Randy no campo de futebol, mas como ninguém liga pra ela, passemos para a próxima).

GROUP ROUND
Se no group round masculino, vimos sequências e mais sequências de embromation e gente esquecendo a letra, as nossas lindas garotas levaram a competição pra outro level: o da cola. E o mais engraçado é que elas nem fazem questão de levar a sério a disputa e, na hora do branco, olham sistematicamente para a palma da mão e levam nossa jurada bitch crazy, Nicki Minaj, à loucura.

No entanto, o primeiro grupo a ser apresentado é uma obra de arte e com muitos elogios, para a ultra-overrated e front-runner da temporada, Candice Glover, e suas companheiras, Denise Jackson, Melinda Ademi e Kamaria Ousley, mostrando seu swag em uma rendição memorável de "Hit 'Em Up Style (Oops!)".

Já que falamos do primeiro grupo, nada mais justo do que pular diretamente para o último. Com Kez Ban mais preocupada em jantar do que se dedicar aos ensaios como suas companheiras de grupo (e favoritas da edição), Janelle Arthur, Angela Miller e Breanna Steer, vimos uma apresentação mediana e com diversos problemas vocais em "Be My Baby". Janelle e Angela foram as únicas consistentes, Kez cantou com um sotaque meio britânico falsiê que me incomodou e Breanna, bem, essa não atingiu nem um terço de suas notas.

E claro, não podemos deixar de citar o grupo de Zoanette Johnson, o mais divertido da temporada, sem dúvidas. Entretanto, dizer que essa mulher é boa cantora é a mesma coisa do que apontar uma arma pros seus próprios ouvidos e puxar o gatilho. Como elemento entretenimento, é válido passá-la para o solo round, mas para continuar na disputa?

Em um pequeno tape, tivemos a apresentação em grupo de Shuba Vedula (o povo ama tanto essa garota, que as outras companheiras sequer foram mostradas, mas nem precisava mesmo), mostrando uma qualidade vocal louvável e incrivelmente forte com a canção de titia Xtina, "If I Can't Have You". Ainda falando de coisa boa, Cristabel Clack, em um grupo em que Janel Stinney não cantou sequer uma nota, demonstrou um tom único com seus versos em "If I Die Young".

Passando para as fatalidades do group round, vimos a mamãe maluca do pedaço, Seretha Guinn, ser eliminada mesmo sendo a melhor vocalmente em seu grupo e tendo uma Tenna Torres parecendo que estava fazendo audição para ser uma "esquilete" em Alvin e os Esquilos. Nota: Repare que titio Nigel sai da bancada dos jurados momentos antes do anúncio da eliminação. Podem começar as especulações.

SOLO ROUND
Nível altíssimo. Parece outro programa, completamente diferente do que vimos na semana passada. As mulheres demonstraram, mais do que antes, que disparam na frente como as grandes favoritas da temporada. Nenhum grande esporro, nenhuma grande decepção... quer dizer...

Tivemos uma Kez Ban com mais uma canção original. Uma merda. Kez não foi sucedida com "I'm Flying on a Cloud" como foi com sua audição, onde também cantou uma original. No entanto, tendo uma Zoanette Johnson fazendo batuque e cantando coisas sem sentidos em uma canção inventada na hora chamada "Ba Da Ba Da Dah" (sério que eu fui obrigado a ouvir isso?), eu esperava que fosse aprovada, e não eliminada.

Vimos algumas performances, no entanto, sensacionais. Como Melinda Ademi, que depois de tanta melancolia e gente fazendo dramão, subiu ao palco e cantou "Price Tag", me surpreendendo com uma stage presence louvável e um domínio de palco incomum nesta fase do programa.

Outra que mostrou força, pela primeira vez eu diria, foi Kree Harrison. Kree cantou "Stars", assim como Nick Boddington na semana passada (#TeamBodding), e demonstrou uma excelente qualidade vocal, apesar de que ninguém é obrigado a ouvir a música e ouvir a história dela de que perdeu ambos os pais assim que fez 19 anos.

Voltando a falar em originais, como faz pra comprar o áudio de "You Set Me Free", de Angela Miller? Angela nos deu uma performance completa, válida e conquistada de uma standing ovation de todos os jurados, com vocais fortes, sólidos e, acima de tudo, transmitindo a emoção de sua lírica. Angela Miller depois dessa é, disparada, a minha girl favorita da temporada.

Outros nomes que mantiveram sua consistência ou surpreenderam nesta fase foram Shuba Vedula, Janelle Arthur, Candice Glover e Juliana Chahayed. Porém, se juntando à Kez na listinha dos eliminados, vimos Ashlee Felciano, Briana Oakley, Sarina Joi Crowe, Lauren Mink e Ariel Sprague.

Daqui a pouco eu retorno com a formação completa do Top 40 desta temporada, com os embates de sing-off que definiram as últimas vagas remanescentes, além de uma crítica geral do que esperar dos candidatos, e algumas apostas e nomes para ficarem espertos para o resto da competição.
ANÁLISE | Conheça o Top 40 do American Idol e nossa opinião sobre os semifinalistas.

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