sábado, 17 de novembro de 2012

Glee - 04x06 - Glease

Uma explosão de gel de cabelo, dancinhas vergonhosas e muitos números clássicos.

O que falar do episódio que eu, talvez, mais tenha esperado nesta temporada de Glee? Pois é, um episódio dedicado totalmente a um dos maiores musicais de todos os tempos e um dos musicais que figura entre o meu Top 5 de favoritos. Pois é, Grease, essa coisa que transborda entretenimento cretino e vergonhoso, mas que mesmo assim faço questão de amar.

Enfim, um episódio que soube mesclar o entretenimento barato com bons momentos dramáticos (esqueçam esse plot de bulimia, por favor), o que tem sido ultimamente uma marca registrada em Glee, que neste episódio trouxe diversos alunos já graduados do nosso antigo Glee Club para a alegria geral da nação.

Claro que a presença de Mercedes, que eu ainda não entendo o que voltou pra fazer, mas enfim, não serve lá pra muita coisa, diferentemente de Mike Chang, que esteve de volta pra tentar se acertar com Tina. Falando em Tina, um beijo pra essa mulher que ficou doida do cú com Mr. Schue por querer dar o seu cargo ao Finn. Aliás, revolta generalizada... Adoro.

E parece que Tia Ryan Murphy também anda se dedicando a dar espaço para Wade, a nossa diva Unique, e eu preciso falar que tenho gostado muito de tudo que ele tem feito. Tem muita gente dizendo que a história dele é desnecessária, que é mais do mesmo por já termos visto isso com Blaine/Kurt ou Santana/Brittany e eu tenho que dar um tiro em quem diz isso.

A história do Wade nunca foi sobre aceitação dele, como no caso de Santana, mas sim onde se encaixar dentro do McKinley. E os roteiristas têm conseguido com muita maestria trilhar o caminho dele, e trazer seus pais neste episódio como uma jogada da Sue Sylvester, foi inteligente. Primeiro por evidenciar o problema de bullying que sempre será recorrente e, em seguida, as consequências que ele poderia enfrentar fazendo a Rizzo (eu também não conseguiria ver ele grávido do Putzie [Sam] no musical, desculpa mundo).

Quem também veio com tudo nesse episódio é Kittyzinha, essa megera má megaevil filhote da noiva do Chuck com voz de pato esganado, que costura roupas durante as noites só pra fazer menina Marley achar que está com a síndrome da Mamãe Mamute, digo, da mãe dela. Isso regado à recriação de um dos números de Grease, "Look at Me, I'm Sandra Dee", foi muito bacana, mas particularmente me incomodou em distorcer para o plot de bulimia pra menina Marley.

Tudo bem, esqueci disso dois segundos depois, com o momento fofo entre Ryder e Marley, com direito a beijo desentupidor de pia e tudo mais. A minha dúvida agora é que shipper usar, Rarley? Myder? Sei lá, só sei que gosto e torço muito pelo casal. A integração de Blake Jenner no elenco de Glee caiu como uma luva e é, de longe, o ex-TGP com o melhor arco entre todos.

Falando rapidamente sobre os números musicais, tenho que deixar registrado que adorei "Beauty School Dropout" sendo extremamente fiel ao musical, assim como "Greased Lightnin'", mas tenho que dar um destaque maior pra "There Are Worse Things I Could Do", com Santanão representando Rizzo, com mesclagem de cenas entre Wade na plateia e Cassandra toda trabalhada na sedução pegando Brody.

Claro que eu estou sentindo cheiro de armação nesse enredo envolvendo Cassandra, afinal essa mulher é uma bitch, vai por mim. Ou talvez não, enfim. E por que eu digo isso? Por conta de Rachel e Kurt, que foram prestigiar os amigos em Lima e que protagonizaram um daqueles momentos de cortar o coração alheio. "This isn't home anymore".

O número final do musical, "You're the One That I Want", liderado por Ryder e Marley conseguiu ainda ser tão bacana e interessante como o número de "The Scientist" (no episódio "The Break-Up"), com direito à ilusões causadas em Rachel com a inserção de alguns flashbacks.

De forma geral, ter a experiência de ver "Glease" vai além de muitos pontos. O episódio conseguiu sustentar e desenvolver suas histórias de forma inteligente, sem fugir e, ainda por cima, utilizando como base os principais números musicais de Grease. O episódio conseguiu ainda superar minhas expectativas que já eram altas e fez jus à representatividade do musical. Absolutamente fantástico.

P.S.: No more Mr. Schue. Até depois das Sectionals.
P.S.: Palmas também para o número de reprise de "Look at Me, I'm Sandra Dee" com a Marley impondo a intensidade bem devida em drama naquele momento.
P.S.: Melissa Benoist pura sedução vestida pra matar assim como Olivia Newton-John em Grease. Fiquei morto feat. enterrado.
P.S.: Semana que vem, estão prometendo uma salada bem grande de super-heróis. Eu não perco isso por nada nesse mundo.

Músicas do episódio:

  • "Greased Lightnin'", com John Travolta (Danny Zuko), no musical Grease, interpretada por Ryder Lynn (Blake Jenner), Sam Evans (Chord Overstreet) e o elenco adicional de Grease;
  • "Look at Me, I'm Sandra Dee", com Stockard Channing (Betty Rizzo), no musical Grease, interpretada por Kitty Wilde (Becca Tobin);
  • "Beauty School Dropout", com Frankie Avalon (Teen Angel), no musical Grease, interpretada por Blaine Anderson (Darren Criss);
  • "There Are Worse Things I Could Do", com Stockard Channing (Betty Rizzo), no musical Grease, interpretada por Santara Lopez (Naya Rivera), Wade "Unique" Adams (Alex Newell) e Cassandra July (Kate Hudson);
  • "You're the One That I Want", com John Travolta (Danny Zuko) e Olivia Newton-John (Sandra Olson), no musical Grease, interpretada por Ryder Lynn, Marley Rose (Melissa Benoist), Rachel Berry (Lea Michele) e Finn Hudson (Cory Montheith).

0 comentários :

Postar um comentário