domingo, 16 de dezembro de 2012

The Voice Brasil - 01x13 - Final

Um culto à boa música.

Final de temporada e grande decisão. Conheceríamos na tarde de domingo a nova voz do Brasil e nada mais justo do que dizer que o público deu mais um show ao escolher o vitorioso. Mas antes disso e dos comentários sobre cada apresentação, é necessário dizer que tivemos os mentores e alguns de seus atos eliminados. Daniel cantou com Alma Thomas e Carol Marques as canções "Te Amo Cada Vez Mais" e "To Love You More"; Cláudia Leitte cantou "Bem Vindo Amor" com a linda da Ana Rafaela; Carlinhos Brown deixou Mira Callado reinar em "Mas Que Nada", que teve participação de Sérgio Mendes; e me nego a falar o que foi a apresentação vergonhosa de Lulu Santos, Gabriel Levan e Marquinho OSócio, que cantaram "Sossego".

Lembro também que o vencedor do programa ganharia além de R$ 500 mil e contrato com a Universal Music, além de gerenciamento de carreira, um carro zero quilômetro e uma apresentação no maior reveillon do planeta, na praia de Copacabana, ao lado de Cláudia Leitte.

Parte 1: Nocautes
Nesta primeira parte do programa, os oito finalistas enfrentam seus companheiros imediatos de time por uma única vaga, a ser definido pelo treinador. Ou seja, dos oito finalistas, dois em cada time, apenas um será escolhido pelo seu treinador para enfrentar o voto popular contra os outros times.

Team Lulu
Maria Christina
"A Namorada", Carlinhos Brown
Escolha... aleatória, não? Eu juro que tentei entender qual foi a da escolha da música, se não faz o tipo musical da Maria e não é nem uma música que permite fazer lá uma grande demonstração vocal dela como artista. De forma geral, para abrir uma final, eu achei divertido e me entreteu. Cumpriu o papel a que propôs, manteve as notas direitinho e foi consistente. O mínimo que eu exigia nesta final.

Késia Estácio
"Sinais de Fogo", Preta Gil
Música da Ana Carolina que eu amo como dueto entre ela e Preta, mas que eu somente fiz cara de suportável pra Késia. Ela sambou na minha cara semana passada com aquela escolha completamente atípica do que vinha seguindo na competição, mas ainda assim não imaginava ela aqui ao invés de Lorena ou Patrícia, por exemplo. Vocalmente foi regular, nenhum erro gritante ou com alguma variação negativa, mas não me surpreendeu ou me fez curtir.

Resultado: Depois de um monólogo que, por partes destacou as qualidades técnicas das duas finalistas, mas que na maior parte foi uma grande embromação sobre bolachas, razão e coração, Lulu Santos optou pela razão e escolheu Maria Christina para representar seu time na segunda parte do programa.

Team Daniel
Danilo Dyba
"Te Vivo", Luan Santana
O menino me surpreendeu! Ok, não foi pela escolha da música, que eu achei até bastante previsível e até um pouco cômoda demais, mas pela imposição vocal dele na canção. É um dos que eu me alimento de puro ódio, mas eu consegui, no mínimo, a apreciar a música. Voz bem imposta, deveu um pouco em dosagem emocional, mas foi bem melhor do que semana passada, por exemplo.

Liah Soares
"Pra Ser Sincero", Engenheiros do Hawaii
Enquanto um eu queria matar por escolha de música, a minha situação com Liah era o oposto. Achei certeira e eu simplesmente não consigo não gostar do que ela faz em suas apresentações. A canção cresceu durante a apresentação e ela conseguiu transmitir com bastante perfeição a letra da canção. Foi muito bom.

Resultado: Pelas minhas orações amadas, eu achei que o falatório não ia acabar nunca. Como se não bastasse Lulu falando sobre bolachas, lá veio Daniel soltar seu monólogo sobre avulsidades, achando que é Dia de Ação de Graças, agradecendo e blablablá... Pra escolher Liah Soares. Pronto, fim de papo.

Team Cláudia
Thalita Pertuzatti
"Quem de Nós Dois", Ana Carolina
E ainda tem gente que não entende porque eu critico ela semanalmente e seguirei criticando enquanto for preciso. Thalita tem uma boa voz? Sim, ela tem uma boa voz, mas o que critico não só hoje como das outras vezes é a sequência de erros decorrentes de firulas exageradas que ela toma em todas as suas interpretações. Nesta ficou mais claro do que água límpida. Controle voou a jato e saiu correndo. Desafinou e no agudo pareceu um marreco gritando contra os meus tímpanos. Desculpa, preciso dar uma de Britney Spears e dizer "I just don't get it" pra essa fanbase alucinada que essa mulher desenvolveu. Aposto que são oriundos de sua época do Programa do Raul Gil, ainda lá na Rede Bandeirantes.

Ju Moraes
"A Menina Dança", Novos Baianos
Ju Moraes não é a melhor vocalmente da competição, ela tem até um timbre um pouco genérico, mas simplesmente deu um banho e matou a chicotadas a concorrência (leia-se: Thalita Pertuzatti) no maior estilo "Tiazinha". Vocais com uma imposição maravilhosa, uma escolha de música acertada e mandou muito, mas muito bem!

Resultado: Milk é, declaradamente, a minha troll pessoal. Quando eu gosto de alguém, ela cisma em eliminar. Quando eu odeio alguém, ela cisma em passá-la adiante. Mas dessa vez foi diferente, escolheu a razão e a artista de seu time, e escolheu Ju Moraes para representar seu time na grande final.

Team Carlinhos
Ludmillah Anjos
"O Canto da Cidade", Daniela Mercury
Ludmillah é divertidíssima e adoro a alma dessa mulher. Ela é sim forçada e um pouco exagerada às vezes, mas são atos como ela que dão alma e diversão ao negócio. Ludmillah é o grande palhaço do circo chamado The Voice Brasil. Chegar a final já era um reconhecimento à ela (mesmo achando Mira melhor, comparando as apresentações da semana passada) e sua apresentação foi competente e basicamente um resumo de sua estadia no programa: Divertido e com muita potência vocal. Foi mais uma vez bafônico, PAH!

Ellen Oléria
"Anunciação", Alceu Valença
Gente, eu preciso comentar isso? Absolutamente fantástico! Um controle divino, uma potência absolutamente fantástica. Uma presença de palco que exala da televisão de uma forma fantástica. Ellen é incrível e seria injusto não vê-la vencendo o programa.

Resultado: Carlinhos Brown sério? Pois é... Até o minuto dois de discurso. Brown sem fazer Brownzices seria princípio de acreditar que o fim do mundo está próximo, enrolou mas fez o correto. Leva Ellen Oléria para representar seu time.

Parte 2: Grande Final
Agora, graças ao bom Senhor do Bonfim, os treinadores do programa perderam definitivamente seus poderes na competição e tudo ficou ao cargo do público. As quatro finalistas cantarão cada uma única canção e buscará conquistar o voto popular, que definiria a grande vencedora da temporada.

Maria Christina
Treinador: Lulu Santos
"Eu Comi a Madona", Ana Carolina
Vocês não fazem noção de como eu simplesmente adorei tudo. A começar pela escolha. Os vocais estiveram sensacionais e essa foi a minha performance preferida da Maria Christina em toda a competição. Ela tem uma posição como artista que é o grande forte dela. Ela é muito forte comercialmente e prevejo ela colher bons frutos independente do resultado.

Liah Soares
Treinador: Daniel
"Tente Outra Vez", Raul Seixas
Liah dando aulas em como escolher repertório. Mais uma vez preciso dizer que ela me agrada muito como artista e eu compraria sem dúvidas um álbum inteiro dela, mesmo achando que as apresentações dela são um pouco similares demais umas das outras. No entanto, isto mostra uma unidade como artista e que ela está bem focada com o que quer em seu portfólio. Gostei mais uma vez, como sempre.

Ju Moraes
Treinadora: Cláudia Leitte
"Verdade", Zeca Pagodinho
Eu me surpreendi com a escolha, não porque tenha sido absurda, mas foi porque eu não estava esperando. Achei inteligente e dentro da sua proposta desde as audições. Ju é uma estrela do samba e merece respeito, mostrou bons vocais e cresceu com a canção durante a performance.

Ellen Oléria
Treinador: Carlinhos Brown
"Taj Mahal", Jorge Ben Jor
"Que potência dessa mulher!". E isso não é repetição do que eu já disse sobre a Ellen por aqui, é a reprodução do comentário da minha mãe que, assim como eu, não conseguiu desgrudar os ouvidos durante toda a performance. Foi mágico, intenso, forte, com presença, com dramaticidade e perfeito vocalmente. Por conta disso eu larguei a preguiça de lado e tive de ir até o telefone e votar por essa mulher. Amei.

Com 39% dos votos, a coroação da maior diva da temporada. Uma diva com marca brasileira. E, de fato, a voz de toda competição que foi marcante desde as audições às cegas e foi predominante em todas as fases do programa. Ellen Oléria leva pra casa o prêmio de "nova voz do Brasil" e de forma merecida, fazendo justiça ao programa e ao formato.

O The Voice Brasil se despede em seu primeiro ano com a promessa de que retorna no meio do ano. Pro segundo ano, espero sinceras mudanças em relação ao sistema de votação, que foi o ponto mais criticado da temporada. Oro por uma mudança neste painel de jurados/treinadores.

Enquanto isso, ficamos na torcida por um segundo ano ainda melhor do que este primeiro e, claro, a parabenização aos envolvidos no projeto que, excluindo os erros, foi uma exaltação à boa música e humilhou certos concorrentes que fazem da desgraça alheia sua fonte de sucesso. Até lá, ou por algum texto perdido por aí. E claro, deixe seus comentários sobre o que achou não só da final, mas da temporada como um todo.

0 comentários :

Postar um comentário