sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

The X Factor USA - 02x24/25 - Semifinal: Final 4 Performances & Results

O melhor results show... Tipo... EVAH!

Atenção: Este texto contém linguagens metalinguísticas e superam a inteligência comum. Se você for abaixo da média, seja bem vindo, esse texto podre foi feito pra você. Mas se você está acima da média... Bem... deal with it.

Brincadeira de lado, o que dizer dessa semana? SHA-MA-ZE-BALLS (via Nicole Diva Scherzinger)! Afinal, programa que traz a nova estrela da Disney, Bridgit Mendler, cantando seu single "Ready or Not" só pode ser bom. Semana que tem Bruno Mars cantando "Locked Out of Heaven"... Bem, esquece. Além disso, os nossos finalistas cantaram (e o Emblem3 destruiu) a excelente "Coming Home", do rapper P. Diddy, aka Sean Combs, aka o Tio do Perfume da Jequiti, com a delícia da Skylar Grey.
Vídeos:
Final 4 - "Coming Home"
Bridgit Mendler - "Ready or Not"
Bruno Mars - "Locked Out of Heaven"
Os comentários vem recheado de ódio e horror, com comentários ostensivos e nocivos à emblemetes, mas que vem recheado de puro amor e suavidade harmônica para os quintinhos, ou "harmonizers", mas quintinhos soa melhor. Enfim, eu (Kelvin Bastos) e Davi Antunes comentamos as performances que vocês podem checar logo abaixo.

Contestant's Choice
Tate Stevens
Mentor: LA Reid
"Bonfire", Craig Moran
Kelvin: Não sei, sabe que de todas as performances dele, essa foi a mais animadinha e a que eu menos gostei. Me condenem e me processem, mas não curti a voz dele esta noite, achei que aquele fogo me distraiu mais do que vê-lo se movimentando pelo palco e tudo mais, além de só querer me perguntar quando o agente da saúde ia visitar aquele palco pra ver se não tem água parada nos pneus ou algum outro foco de mosquito da dengue.
Davi: Tate abriu a noite, ao contrário do que meio mundo vai dizer, eu gostei muito dessa performance dele, foi algo bem animado e que me proporcionou diversão, eu iria em um show assim, vocalmente ele não deve nada a ninguém (nem mesmo a Carly, que deu umas belas desafinadas essa semana). Acho que foi uma performance que pode sim levar a final. Tate cresceu muito como artista e como competidor, pelo menos acho que ele não tem medo de nada. Nem mesmo do Alien! Rsrsrsrsrsrs. Excelente começo de noite. Bom trabalho, Tate.

Carly Rose Sonenclar
Mentora: Britney Spears
"Your Song", Elton John
Kelvin: Depois de sambar na cara da sociedade e apresentar uma apresentação bastante inventiva e ousada com "As Long as You Love Me", lá veio Carly com uma escolha bastante previsível. Essa era, inclusive, uma das opções de voto para o Desafio da Pepsi (que foi derrotado por "If I Were a Boy") que poderia ser apresentado também na semana passada. E por mais que tenha sido uma escolha segura, que chegou até a ser cautelosa demais, em minha opinião, o que vimos foi outro show vocal da Carly. Como usual, é missão impossível tentar encontrar um erro de nota em sua apresentação, foi uma interpretação com muita carga dramática e tremendamente bem dosada. Não me levou ao delírio, mas chegou bem perto disso.
Davi: Eu disse semana passada que essa menina tinha que cantar "Your Song" e ela me ouviu, disse também que essa música iria levá-la aos 5 milhões, só que caí do cavalo, mais uma vez ela foi impecável na interpretação (tão impecável que ainda é meio fake pra mim), mas confesso que vocalmente Carly está se tornando uma candidata previsível, começa cantando baixo, sobe de acordo com a música e solta uns 2, 3 gritos no final e isso começou a me irritar por completo. Tá certo que ela sempre impõe uma ou duas mudanças na melodia usando a voz, mas isso não é o suficiente para achar que o telespectador e bobo e sempre repetir a mesma coisa. Foi bom Carly, bom!

Emblem3
Mentor: Simon Cowell
"Baby, I Love Your Way", Peter Frampton
Kelvin: Hoje eu não vou fazer metáforas complexas que transcendem a existência do universo e a inteligência alheia, serei curto e direto, assim como uma faca cortando uma maçã ou um vampiro enfiando suas garras em uma jugular. Ok, esquece o que disse antes. Prosseguindo, a apresentação foi, ao todo, completamente um resumo do que eles são como artistas: boa vibe, com vocais porcos, atitude desprezível, perdidos e sem presença e controle de palco, além de extremamente limitados, com uma harmonia que apenas o LA Reid enxerga, ou melhor, ouve. Eles vieram com uma tentativa de "dominar" o palco... Tentativa frustrada. O EmblemNº1 (aka Wes, ou o "menino do meio") é o melhorzinho-inho-inho vocalmente, mas ainda assim é abaixo da limítrofe social encontrada em qualquer lualzinho de praia durante o carnaval (e não estou brincando!), a combinação dos agudos do EmblemNº2 (aka Keaton, ou o "menino da esquerda e irmão do menino do meio") e do EmblemNº3 (aka Drew, mas muito mais conhecido como "o descamisado" ou o "menino da direita") no começo da canção ardeu meu ouvido. Foi praticamente um estupro ao meu pobre tímpano. A dança entrando no mood foi esquisita e vergonhosa, tive a sensação que era um ataque epilético ou uma possível taquicardia. E a performance estava tão interessante, que Britney Spears sequer limitou-se a levantar a cabeça e ver o que estava acontecendo no palco. O rapping do EmblemNº3 foi vergonhoso e eu de verdade simplesmente não entendo a sequência de "crítica positiva" (coloco entre parênteses porque Neide simplesmente chama eles de "superstars", mas sequer se deu o trabalho de ver a performance). No fim das contas, como era a "escolha do candidato", eu queria ter ouvido de verdade eles cantarem uma original (até mesmo a repetição da audição com "Sunset Boulevard") depois do contraponto levantado diante da crítica da Demi Lovato na semana passada... Eles não fizeram, e perderam a chance - e talvez a única - de tentarem se apresentar como fator original nesta temporada, como o Chris Rene foi o ano passado (que liderou o iTunes com sua original "Young Homie" e ainda fez a excelente "Where Do We Go from Here").
Davi: Eu pensava que Cece Frey e Paige Thomas eram as mais fracas vocalmente, mas acabo de crer que um agudo desafinado da Paige pulveriza qualquer um desses três Regatinhas3, minha relação com eles azedou faz tempo e confesso que estou querendo a saída deles tanto quanto queria a saida do Maloney no The X Factor UK. Performance chata, gritada, desafinada, sem harmonia, sem nada que pudesse merecer pelo menos um elogio sequer, na verdade, eu quero eles longe dessa final e pronto. Chega dessa farsa de carinhas semi-bonitas!

Fifth Harmony
Mentor: Simon Cowell
"Anything Could Happen", Ellie Goulding
Kelvin: Se eu tinha achado "Give Your Heart a Break" uma demonstração incrível de domínio e controle da apresentação, o que dizer sobre essa música? Primeiro, escolheram cantar uma música da inglesa Ellie Goulding, o que já é arriscado por si só, por não ser uma cantora popular nos EUA, por exemplo. A harmonia foi compensada (como sempre) pelo sexteto de backing-vocals, mas ainda assim esteve presente. Tive, como sempre, um problema com os vocais da Dinah Jane que por uma falha na respiração não conseguiu emendar e alongar o falsete com precisão. O laço na cabeça da Camila Cabello foi muito distrativo pra mim, eu não consegui prestar atenção em mais nada do que estava acontecendo. Mas esses pontos levantados são só pra ninguém justificar dizendo que eu não levanto nenhum problema nessa performance, porque sim, apesar da semiótica do palco e composição da apresentação lembrar uma mistura de Alice no País das Maravilhas com a apresentação de "Supercalifragilisticexpialidocious" do Lyric 145 misturado com um baile de debutantes, essa foi, de longe, a melhor performance da noite! Adorei os vocais e a apresentação parecia muito mais uma demonstração e lançamento de single do que uma girlband competindo em um reality musical. Com isso eu enxerguei elas, pela primeira vez na temporada, como um conjunto pronto e com um bom futuro na indústria fonográfica. P.S.: Necessito da versão de estúdio disso pra ontem!
Davi: Quintas, Quintas, Quintas... Ligaram o alerta lá na mansão dos candidatos né? Fizeram A MELHOR PERFORMANCE DELAS NA COMPETIÇÃO eu amei tudo isso que eu vi, desde o figurino (tirando a quinta que tava embalada pra presente com aquele laço imenso) até o mais altos dos vocais. Tinha que demorar tanto para aflorar esse tipo de interpretação para essas meninas? Eu achei que foi divertido, me segurou em frente ao stream sem nem mesmo piscar, mostrou evolução ao longo da execução da canção e os vocais responderam muito bem a execução da música. Excelente primeira rodada. Isso sim pode levar essas meninas à final. Parabéns.

Songs to Get You in the Finals
Tate Stevens
Mentor: LA Reid
"Fall", Clay Walker
Kelvin: Não sei o que aconteceu com o Tate essa noite, pelo menos comigo. Eu não consegui sentir absolutamente nada além de entediado nas duas apresentações dele. Achei que essa poderia ter funcionado e tudo mais por demonstrar vocais ainda mais seguros que a primeira, só que não aconteceu isso. Senti um declínio nítido nessas duas últimas semanas dele e acho difícil ele bater Carly num eventual Top 2. Pelo menos se depender única e exclusivamente de mim, pode ter certeza que não. P.S.: Como se não bastasse a Paige falando "mimimi tenho uma filha", lá veio o Tate com, toda semana, o "mimimi amo minha esposa mimimi". Isso cansa, ok?
Davi: Vocalmente foi bom, mas longe de ser algo lindo! Achei que a primeira apresentação foi melhor, mas tate não foi bem essa noite, vocais foram seguros, mais foram duas performances diferentes e essa segunda deixou muito a desejar, podendo dizer que foi chata. Aliás, chata mesmo é essa história da esposa que tá me enchendo o saco já, a cota de drama já foi embora com a Paige, tá Tate? Não posso dizer com toda certeza que estará na final, mas se na semana passada, onde foi uma semana que ele não foi bem, ele foi o primeiro... não me arrisco a dizer nada sobre essa. Gosto muito dele e desejo sorte! Bom trabalho!

Carly Rose Sonenclar
Mentora: Britney Spears
"Imagine", John Lennon
Kelvin: No fim das contas, a única coisa realmente boa dessa apresentação foram os ensaios e ver nossa princesa do pop robótica, tia Britneide Cylon Spears, soltando o gogó e cantando. "Imagine" é uma canção que quanto menos é melhor. É uma música muito minimalista e intimista que mesmo que você module ela à funcionar com agudos não dá certo. Foi isso que aconteceu com a Carly. Por mim, deveria ter ficado sentada tocando piano a apresentação inteira, utilizar minimamente seus vocais e deixar na simplicidade sua marca de ousadia. Arranjos foram ruins e prejudicou a Carly, não é a toa que vimos, pela primeira vez na temporada, comentários negativos pra ela.
Davi: Ok Carly, foi lindo te ver tocando piano, mas você ficou sem lugar com tanta informação pra fazer, se é que era você mesmo tocando, achei que os vocais no começo da canção foram instáveis e não entendi mesmo essa gritaria sem final na musica, Imagine é pra ser cantada com emoção, não com essa gritaria e dramatização exagerada, se tem uma performance que entrou na minha lista das suas piores, foi essa! Desnecessário! E Neide você já escolheu músicas melhores para a Carly! Noite mediana dela que é a melhor da competição e sim! Carly certamente estará na final!

Emblem3
Mentor: Simon Cowell
"Hey Jude", The Beatles
Kelvin: Desculpa, mas eu encarei essa performance não como uma apresentação de um grupo semifinalista de um programa da franquia The X Factor, mas sim um completo insulto a minha pessoa. Um insulto que se transformou de forma generalizada acompanhada dos comentários de LA Reid que alimenta essas bestas enviadas do inferno com comentários que inflam o ego desses meninos que protagonizam semanalmente gafes e mais gafes na imprensa americana, chegando a dizer essa semana para o The Hollywood Reporter que "eles não precisam do X Factor e esperam nunca mais ter que fazer isso de novo".  Eu poderia fazer greve igual eu fiz na final do UK com o Christopher Maloney e me limitar a fazer comentários com o tamanho limitado de um tweet (140 caracteres), mas eu confesso que acho que nem isso eles mereçam. Então aqui vai meu desprezo: Primeiro, vão ficar pulando do palquinho até quando? Acho que eu já vi isso umas 18 vezes nessa temporada. Sobre a harmonia, se não fosse pelo que eu chamo de "Os Seis das Sombras" para compensar (os backing-vocals, de qualquer forma), ela não teria existido. O EmblemNº2 destruiu a música... E não foi de forma positiva. Primeira passagem solo dele pelo refrão foi tenebrosa, e sua tentativa após o famoso "na na na na" da música de atingir a nota só pode ser descrita como uma espécie de gemido grunhido sufocado do monstro do Lago Ness inerte a altas doses de ecstasy. Pra mim, eles deveriam virar Teletubbies e chegar na hora de dar tchau. Simples assim. Ah, e aposto que John Lennon e George Harrison devem ter se levantado do túmulo só pra se matarem novamente depois de ouvir isso. E aposto que Paul McCartney e Ringo Starr estão se suicidando neste exato momento.
Davi: Que porra é essa? PUTA QUE PARIU! Beatles não merecia tamanha humilhação para toda América a troco de míseros 5 milhões de dólares, hora de ir embora Regatinhas3. Vocais extremamente pífios, agudos horrendos e harmonia totalmente falha. Nessas horas que as quintas dão um banho neles e sinto saudades extremas do Lyric 145 ( ♫ Supercalifragilisticexpialidocious ♪). Vocês chegaram de forma arrasadona no Primeiro Live, mas aos poucos foram se perdendo na arrogância e pelas más escolhas de seu mentor (nunca soube e nunca vai saber como é ganhar com um Group, Tulisa manda beijos). Se fosse vocês, já pegavam as trouxinhas e já que falaram tanto dos parentes em Hollywood, que vão fazer ponta em filmes de terror de meio orçamento, onde são comidos por zumbis ou humanos geneticamente alterados. Vão para o inferno, Regatinhas3!

Fifth Harmony
Mentor: Simon Cowell
"Impossible", Shontelle
Kelvin: O que eu gostei de inteligência e ousadia na primeira apresentação delas, eu tive de incerteza e um pouco de previsibilidade nesta escolha. Eu sempre acho um erro repetirem performances que já ficaram marcadas, soa como uma tentativa de tentar ser apenas mais do mesmo, mas daí eu ouço Laurenzinha cantando em espanhol... E, desculpa, eu travei, fiquei sem reação, hipnotizado pelos olhos dessa menina e me vem Ally e Camila no mesmo embalo me nocauteou e me colocou em estado de ebulição. Fiquei até sem saber o que estava fazendo na hora.
Davi: Foi a noite dessas meninas. Simon tomou umas aulas com Nicole e assim como ela fez com Jahmene, ele repetiu a atuação mais impactante delas na competição, a tão comentada "Impossible" e se aquela atuação na Judges' House foi uma explosão de amor e harmonia, essa foi como um meteoro na semifinal da competição. Vocais perfeitos, harmonia perfeita, arranjo maravilhoso e carga de emoção totalmente dosada a situação. Essas meninas vão chegar à final e vão chegar com propriedade. Excelente noite, Quintas, e que todo esse esforço seja recompensado com sucesso e com a passagem de ida para a casa da Kesha dos Regatinhas3. Só vocês merecem essa final dos Groups, Só vocês. EXCELENTE NOITE, EXCELENTE TRABALHO. #GOGOQUINTAS!

Public's Choice
Eu fiquei CHO-CA-DO. E, ao mesmo tempo, parecendo um bêbado em festa de despedida de solteiro com open bar. Ninguém faz noção da minha completa histeria... Acho que a minha mãe me olhou com a mesma cara que a Neide olhou pras Quintas depois de ver que... isso mesmo, Fifth Harmony são as primeiras finalistas dessa porra toda. E desculpa pelo porra.
Vídeo:
Anything could happen, happened and don't think it was impossible! (Quintas na Final!)
E eu preciso dizer também que depois eu entrei em pânico. Fiquei com mais medo do que um pecador em dia de juízo final. Imagina, ver Tate Stevens passando foi por partes bom, mas me deixou em alerta com relação ao futuro da nossa mini alien, Carly Rose Sonenclar. Mas graças ao bom povo americano, que me prestou essa linda homenagem e mandou o Emblem3 abraçar a Ke-cifrã-ha e o capiroto no inferno e ficar por lá. Pois é, Emblem3 deixou a disputa, pra minha alegria (e de 90% da minha TL). Resultado final: Minha timeline me acompanhando praticamente num orgasmo grupal e gritando para os quatro pontos cardiais que Regatinhas-Never-More. Te amo, América.
Vídeos:
O caipira segue no jogo (Tate na Final!)
E virou Teletubbies e é hora de dar tchau (Adeus Regatinhas3! Carly Rose na Final!)

Semana que vem, teremos a grande final do programa. O The X Factor USA se despedirá com as presenças confirmadas do One Direction (provavelmente lançando seu terceiro single, "Kiss You") e o rapper Pitbull, além de prováveis artistas convidados para duetos e outros para se apresentarem. E você daí da poltrona, quem acha que leva a naba? O caipira, a alien ou as debutantes? Deixe sua opinião na caixa de comentários. Mim agradece. (via índio Tupinambá, 2bjs Jão)

0 comentários :

Postar um comentário