quarta-feira, 24 de outubro de 2012

The X Factor USA - 02x11 - Judges' Houses 3

"It sucks".

Finalmente conhecemos os 16 atos que irão aos programas ao vivo, mas que ainda terão uma semana para provar mais uma vez ao seu mentor porque merece seguir na disputa antes que o público comece fazer o que eu chamo de "suas intervenções equívocas", porque né, American Idol e The Voice estão aí pra provar que americano não sabe votar.

Mas será que o The X Factor USA será diferente? Pois bem, assim espero. Curiosamente, esse é o primeiro ano em quatro (sim, desde Simon como mentor de Olly Murs na Inglaterra) que eu acompanho o reality que sinto plenamente feliz e confortável com as escolhas de todos os jurados. Nenhum me desapontou e priorizaram bem o que o show promete encontrar.

Estamos falando de US$5 milhões em jogo, o programa quer buscar alguém que consiga vender e ser forte dentro do mercado, e apagar o flop monstruoso de Melanie Amaro, mas creio que esse ano não temos um ou outro com chances de vencer, mas sim cinco, ou seis. Esse ano o programa está imprevisível, interessante e a cada semana veremos alguém muito, mas muito bom ir embora. E sem mais delongas, vamos aos mentores, seus finalistas e seus eliminados.

Teens
 Categoria em que o mais difícil é saber lidar com a negação, e quando se tem Britney Spears como mentora pode ficar preparado pra ouvir alguns resultados frios e com um pouco de falta de carisma e empatia por seus candidatos, mas nem por isso devemos falar que Britney é uma má mentora, pelo contrário, ela soube equilibrar seu time com o que tem de melhor e aprovar apenas em quem tem alguma chance no programa.

Claro que eu fiquei com bastante pena do Reed Deming, mas ele ainda é muito novo e não domina exatamente a voz com perfeição, em outras palavras, ele é muito verde e precisa se amadurecer vocal, técnica e profissionalmente. Já James Tanner é um enigma como foi parar entre os seis finalistas desta fase,  e se alguém realmente conseguir me explicar ganha um hug a distância.

Agora, sobre os quatro aprovados, vou tentar colocá-los em um ranking de preferência minha, levando em base o que vimos em sua audição, no que foi mostrado na fase de Bootcamp e o que vimos em sua visita à casa de tia Neide.
4) Arin Ray: Por algum motivo tenho achado que os jurados têm o supervalorizado demais. O que eu me lembro de sua época de InTENsity na temporada passada, ele era muito melhor, junto com a Ellona Santiago eles levavam o grupo nas costas, mas desde a audição seu nível tem caído. Ele é carismático e deverá ganhar vários votos, mas, em minha opinião, tenho o colocado na zona de perigo da categoria.
3) Diamond White: A Diamond tem um caso semelhante ao do Arin, ela teve uma audição brilhante e uma fase de acampamento espetacular com uma entregação muito bacana, antes da fase de Judges' Houses era a minha favorita pra esta categoria, só que eu não senti que ela deu o seu melhor em sua rendição para "I'm With You", comparada às outras duas adversárias.
2) Carly Rose Sonenclar: Carly tem muita potência vocal, ela é provavelmente a girl com maior pinta de mini-diva da temporada, aquela que consegue acertar com perfeição cada nota e entregar sempre apresentações memoráveis, como a atual vencedora Melanie Amaro, e só está em segundo lugar porque Beatrice... ah, Beatrice...
1) Beatrice Miller: Ela tem força, tem alcance e tem intensidade na interpretação, e o fato de eu nunca ter dado tanta relevância à ela, principalmente pelo fato de ter sido emparelhada contra a Carly na Task Two do Bootcamp, talvez tenha surtido como fator surpresa em uma das melhores versões de "Titanium" que eu já ouvi. Me ganhou ali, e certamente contará com a minha torcida.

Over 25s
A categoria que todos amam, mas ninguém quer. É outra categoria complicada para se ouvir não, para alguns deles é a última oportunidade de entrar na indústria fonográfica, e o LA Reid sabe bem disso, tão bem que conseguiu fazer boas escolhas, mesmo não sendo muito difícil de errar aqui.

Daryl Black dá adeus a competição, mas com os adversários que tinha ficou complicado. Mas só o fato de ver Tara Simon receber um não sonoro já me deixou feliz pelo resto do episódio, não conseguiria aguentar essa mulher gritando por mais um dia no meu ouvido.

Assim como para a categoria de tia Neide, os Overs classificados também estão em um ranking baseado na minha opinião sobre suas performances de audição, acampamento e casa dos jurados.
4) Jason Brock: Ele é o melhor vocalmente da categoria, mas é o menos comercial. Ele pode se manter na competição pela sua simpatia - e praticamente parecer com o Adam Lambert meets Galinho Chicken Little -, mas acho complicado sobreviver muito tempo no programa.
3) Tate Stevens: Eu gostava do Tate até o golpe baixo dele na Task Two quando escolheu uma música que prejudicou o Willie Jones, mas ele é hilário e com certeza tem potencial. Country é um mercado muito forte nos EUA, e o Tate se encaixa perfeitamente no segmento.
2) Vino Alan: Por mais que eu tente eu não consigo ouvir o Vino e não lembrar do Josh Krajcik, segundo colocado da temporada passada. O timbre similar e a potência me animam e muito, sem contar que mesmo com as tatuagens na cara, ele parece ser um cara menos assustador que os olhos arregalados do Krajcik.
1) David Correy: Um dos meus favoritos da temporada inteira. Tudo bem que não suporto o "mimimi-fui-adotado-mimimi-quero-mamãe-mimimi-o-programa-vai-me-conectar-com-ela", mas é inquestionável o fato de que o cara sabe cantar e a versão dele de "Domino" está aí pra comprovar.

Young Adults
Ego sobrou nessa categoria, a que naturalmente é a mais forte do programa por ser a faixa onde as principais estrelas da música costumam surgir para o mercado. E é assim que Demi Lovato terá que lidar, com uma categoria de muito talento e um pouco de arrogância.

Pois é, arrogância não foi o suficiente pra levar Nick Youngerman, que pode se jogar de uma ponte se quiser. Mas a tarefa mais difícil de todas: dar um não à Jillian Jensen. Eu gosto da Jillian, de verdade, mas eu infelizmente não teria feito diferente do que a Demi fez. É duro? Sim. É difícil? Sim, mas a Jillian não conseguiu bater seus demais adversários de categoria. Adversários que também vêm em ranking e... vocês já sabem.
4) Willie Jones: Outro que seguirá pelo country e fará frente ao Tate Stevens na temporada. Eu adoro a audição dele com a música eternizada pelo Scotty McCreery no American Idol, e ele tem um fator bacana a favor. Ele saberá se adaptar aos temas diferentes das semanas do programa, com essa nuance entre o country e o R&B que ele tem. Mesmo assim, longe de ser meu favorito desse grupo.
3) Paige Thomas: Paige tem caído no meu conceito feito um meteoro. A audição dela com "I'm Going Down" é uma das melhores da temporada, mas desde o embate com a Cece no Bootcamp ela tem perdido não só espaço, como também se perdido na competição. Ela precisa entender que agora começa tudo de novo e a primeira performance vai praticamente definir se ela vira a "nova Rihanna" ou a "nova Simone Battle".
2) Jennel Garcia: Ela é linda, tem um dos melhores vocais da competição e sabe seduzir como ninguém. Tem carisma e seu "momento" com a Jillian foi tocante. Adoro sua audição com "Paris (Ooh La La)" e, mesmo achando que ela também tem caído em qualidade durante a temporada, é ainda muito forte e, sem dúvidas, merece a atenção de todos.
1) Cece Frey: Acho que eu se alguém me contasse a umas três/quatro semanas atrás que Cece Frey seria a minha favorita em sua categoria eu pediria pra se internar, mas vamos a realidade: Ela não me irrita mais, tem diminuído os espasmos de arrogância e acho que ao lado da Demi dará muito certo. Sua performance de "Sexy and I Know It" é uma das mais sensacionais que eu já vi nessa fase do programa, o que a coloca entre, sem dúvidas, os meus favoritos.

Groups
Uma categoria que eu pensei que seria mais forte essa temporada, mas que ainda é muito instável e a disparidade entre o melhor e o pior grupo eram imensas. Pois é, essa é a tarefa do tio Simon Cowell, levar os desacreditados grupos ao topo do programa, e ele parece estar entendendo da coisa.

A eliminação previsível do Dope Crisis foi só pra explicar mesmo que eles sequer deveriam estar lá, e a eliminação do Playback me surpreendeu... positivamente. Todos sabiam que o Simon estava atrás do "One Direction americano", mas tio Simon acabou decidindo por um grupo vocalmente impecável, ao ter que lidar com esse fado. E, assim, o ranking dos aprovados, assim como nas categorias acima.
4) Emblem3: Eu não os acho tudo isso que a edição às vezes tenta mostrar. Acho até desnecessário o tempo gasto com eles - ok, eles precisam explodir ovários alheios mostrando o infeliz que parece ter camisetafobia -, mas eles são bons, é um ato mais urban e são mais originais dentro da indústria fonográfica. Curioso pra ver o que o Simon pretende nos Live Shows para esse grupo.
3) Sister C: Elas são lindas, são talentosas e têm vocais impecáveis, além de uma harmonia incrível e que eu acho que nunca houve no The X Factor, só que temos um problema: elas não são tão "likeable" como as lindas do Lakoda Rayne da temporada passada, e a edição tentando passar essa imagem só as prejudicaram. Agora não tem mais volta, elas vão subir ao palco, dar 150% e torcer pros demais irem mal pra seguirem no programa.
2) Lylas: Grupo que tem Dinah Jane, Lauren Jauregui e Amy Brooke só pode exalar amor por metro quadrado - em uma semana já decorei o nome das outras duas -, e a sua rendição com bom timbre, boa harmonia e excelente controle de "Impossible" me fizeram ter uma crush imediata por elas. E apesar das diferenças, espero que elas sigam bem e conquistem o meu amor da mesma forma que as lindas do Little Mix conseguiram.
1) Lyric 145: Nesta temporada há grupos... e há também o Lyric 145. Sim, o que eu quero dizer é que eu não consigo compará-los, neste momento, com nenhum outro grupo. Eles têm energia, são divertidos, conseguem ser totalmente novos e originais dentro da indústria fonográfica e destruíram o que restou de "Party in the USA" para sempre em minha cabeça. Eles não são apenas o meu grupo preferido da temporada, mas sim o meu ato preferido da temporada.

Na próxima semana, mais precisamente na quinta-feira (01/Novembro), teremos o primeiro Live Show da temporada, ainda sem a interferência do público e com a apresentação de Mario Lopez e Khloé Kardashian, onde os jurados terão de eliminar na hora um de seus pupilos. Quem sairá vivo da primeira e brutal semana de Live Shows do The X Factor USA? Quem vencerá o programa ao final de tudo? Faça a sua aposta.

P.S.1: Mais uma vez, para não estender a review, os vídeos de todas as decisões dos jurados você pode conferir no canal oficial do programa no YouTube (http://youtube.com/user/TheXFactorUSA/videos).
P.S.2: Por fim, o vídeo exibido ao fim do episódio desta terça (depois da maluquice por causa da chuva no jogo de basebol), com cada mentor falando sobre cada um de seus atos.

0 comentários :

Postar um comentário