terça-feira, 21 de junho de 2011

The Killing - 01x13 - Orpheus Descending (Season Finale)

© AMC / Reprodução
Por @kelvinbastos
Antes de começar: Eu avisei. A minha dúvida em relação ao Holder é a coisa mais persistente ever, e há alguns episódios atrás eu já tinha levantado uma hipótese de tantos erros acumulados pelos detetives da incompetente polícia de Seattle e culpar o Holder por isso.

A season finale acaba praticamente como começou, não digo em relação à falta de provas e essas coisas, digo em relação às dúvidas a respeito do "candidato íntegro", o vereador Darren Richmond. O episódio caminhou bem como toda a temporada: lento no começo, sem nexo no meio e alucinante no final.

Fato é que algumas coisas fecharam bem a temporada e outras perguntas me surgem neste momento. Estes dois últimos episódios explicaram o porquê de nos matar com a história desnecessária dos políticos e da maldita campanha de eleição, mas ainda assim, tem coisas que só Deus entende, porque sequer a Veena Sud, produtora da série, sabe.

O que dá a entender com este episódio é que The Killing soube fazer ma boa temporada, mesmo exagerando na chuva, tendo um ritmo lento e um filler para estragar a série como um todo. A AMC tentou repetir o que foi Twin Peaks e a ideia de temporada aberta pra este tipo de série não me agrada.

Deu pra perceber que fiquei feliz porque o episódio foi bom, mas ao mesmo tempo triste com o que realmente esperava do finale. Em resumo, e no final das contas, a temporada premiere de The Killing foi boa, mesmo sem respostas.

O que foi Orpheus Descending? Bem, um misto de tensão, criada pela curiosidade, com reação. Digo que as cenas melhores produzidas do episódio foram as duas discussões da Linden com o Darren. Ela o culpando e ele replicando em defesa, um debate político, carregado de emoção, raiva e indignação (e amor, #ficaadica).

Por outro lado, eu confesso que minha adoração por Michelle Forbes vai virando antipatia. A personagem dela vive numa montanha russa de sentimentos causados pelo luto - que parece que vai ser eterno. Ela deixou a família e vai viver longe de seus pupilos, que, pra minha surpresa, serão cuidados pelo Stan e pela Terry (oi?).

Mas o que eu menos entendi foi o que aconteceu no hospital. Stan e a Amber, que após fazer uma visitinha a sua vítima, Bennett Ahmed, numa conversa por conta de uma latinha numa daquelas máquinas. Coitada, mal ela sabe que fora ele quem fez aquilo com o marido dela.

O melhor, naquele bom sentido da coisa, foi entender qual é a da Gwen. Eu apostava em jogo político do prefeito Adams em sua campanha de reeleição, mas a conselheira do vereador vai pro topo da minha lista de suspeita.

Por que só agora a criatura decidiu acabar com o álibi do "namorado"? Só porque ela nunca vai conseguir competir com uma mulher morta? Definitivamente, não. Tem caroço nesse angú e ela não é flor que se cheire.

Mas o mais assustador foi ver que Holder é um policial corrompido. E assim explica-se o porquê de eu ter dito "eu avisei". Implantar uma prova falsa, quase numa tentativa desesperada para prender a todo custo o candidato mais bem posicionado nas pesquisas, foi só o que faltava pra concretizar minhas dúvidas.

Só que o encerramento do episódio, não nos reservou apenas isto. Ele quis criar um momento de OMG! com WTF?!, num cliffhanger maldito, com Belko, o auxiliar da creche do papai (ok, da transportadora do papai), mirando uma arma pro Richmond que estava sendo escoltado pela polícia. BOOM!
© AMC / Reprodução
O episódio acabou e fiquei perguntando "Como assim?". Belko matará ou não Darren? Quem é o condutor do veículo em que o Holder entra? Ou melhor: Pra quem Holder anda trabalhando? São muitas perguntas diante de uma finale que queríamos respostas.

Mas, assim como em Twin Peaks, fico satisfeito com a primeira temporada e assistirei sim a próxima. Agora com milhões de teorias conspiratórias e ainda um monte de asneiras para ouvir vindo da Veena Sud, que por sinal, reafirmou que o assassino estava foi revelado na finale. Então tá, né. Me mostra porque eu não vi. Enfim, até a próxima temporada.

P.S.: A segunda temporada de The Killing ainda não tem previsão de estreia.

0 comentários :

Postar um comentário