domingo, 28 de outubro de 2012

The X Factor UK - 09x18/19 - Final 10 Performances & Results

O Halloween mais tenebroso da história.

Normalmente, quem já tem acompanhado a mais tempo o The X Factor UK, sabe que a Halloween Week é a melhor semana da temporada, com apresentações espetaculares, mas a bruxa estava solta esse ano e vimos uma série de apresentações ruins. Ninguém se salva, talvez um ou outro, mas o nível foi baixíssimo e, infelizmente, não tivemos nada memorável como "Stay" (em 2010, por Cher Lloyd) ou "E.T." (em 2011, por Little Mix).

E justo na semana que os nossos comentários ganham reforço. Se juntando a mim a partir destas pavoráveis noites para acompanhar essa cretinice (e odiar o Christopher Maloney com todas as nossas forças) e ter pelo menos alguém que realmente entenda de música por aqui, temos Davi Antunes, com comentários muito mais técnicos e inteligentes que o meu. Chorem comigo.

Além de tudo isso, essa semana também tivemos Robbie Williams como mentor convidado, que também abriu a garganta e soltou o gogó com "Candy", e a banda fun., que virou sucesso mundial, também se fez presente cantando "We Are Young". Além de, é claro, dos finalistas cantando "Without You".

E como eu não estou com o mínimo de vontade de trollar a Nicole Scherzinger que decidiu ir fantasiada de Scar (megaevil do Rei Leão), até porque isso é uma auto-trollação imbecil, e a dança sempre muito divertida de Dermot O'Leary no número de abertura do programa, vamos aos comentários das performances.

ATENÇÃO: Esta semana, por indicação dos médicos do programa, Lucy Spraggan não se apresentou, sendo automaticamente levada à semana seguinte de competição. Essa é a segunda vez na história do programa que acontece isso, a primeira foi em 2008, com a Diana Vickers.

Kye Sones
Mentor: Gary Barlow
"Let Me Entertain You", Robbie Williams
Kelvin: E foi definitiva e cientificamente comprovado que eu não gosto da voz do Kye. Mas pra começo da noite eu deixei ele me entreter, sinta o trocadilho. Foi divertido e melhor do que ele vem fazendo, nada de espetacular, mas era o que tinha pra hoje, então fazer o quê?
Davi: Para abrir a noite o ameaçado da última semana, pra mim, deveria ter saído, mas ficou! Entrou com uma pegada totalmente diferente do que vimos dele até hoje. Gostei do Layout do palco, do figurino, do cabelo e tenho que admitir, comercialmente falando, ele é um forte candidato. Mas o vocal foi totalmente forçado, tive de escutar umas 4x a mesma performance para tirar essa conclusão, totalmente desnecessário a altura que a música foi executada e toda essa pegada rock and pop Roll que foi colocada. Sinceramente tenho um pouco de aversão a essa música, mas não foi nada bom! Corre o risco de mais uma semana ir para o Bottom!

Union J
Mentor: Louis Walsh
"Sweet Dreams", Beyoncé
Kelvin: Uma coisa que eu não compreendo é o fato do grupo ter o George e seus excelentes vocais e não utilizá-los. Sempre deixam o Josh e o Jaymi dominarem a performance enquanto o George e o JJ fazem backing-vocal. De novo, pela segunda semana seguida, achei que faltou energia e imposição nos versos da música, eles parecem mórbidos no palco.
Davi: Sim! Union J cantou Beyoncé! Na hora não consegui acreditar que eles estavam mesmo fazendo isso. Começou muito fraco, mais uma vez forçado demais, mas depois foi dando uma melhorada lenta e gradativa, a união dos vocais trouxe mais segurança, mas nem de longe eu gostei! Poderia ter caprichado mais na produção do palco, na produção dos meninos, acho que assim ficaria menos pior de se ver e ouvir. Não tenho muito o que dizer, não foi bom, não foi vocalmente bom, não foi visualmente bom, mas acredito que se salvam para a próxima semana! Já que a outra boy-band fez uma cagada sem tamanho nessa noite... mas isso é outro papo...

Rylan Clark
Mentora: Nicole Scherzinger
"Toxic / Horny '98 / Poison", Britney Spears / Mousse T. / Nicole Scherzinger
Kelvin: Mais uma semana de show de horrores patrocinada por Rylan Clark, mas da mesma forma como disse na semana passada, sigo nesta. O Rylan tem me divertido, tem trazido um atrativo ao programa. Ele faz barraco e não liga. Ele sobe na mesa mesmo, Nicole enche ele de produção e isso não tem mais me irritado. E por mais errado que isso parece, eu preferi  o Rylan do que os outros dois atos anteriores juntos, e o comentário da Tulisa foi perfeito e preciso pra traduzir o que foi essa delícia toda.
Davi: É indiscutível o 'Factor' de entretenimento e diversão que Rylan proporciona visualmente. Mas pra mim o vocal é 70% do cantor, e isso ele não tem ou pelo menos o mínimo que mostrou durante algum tempo caiu por terra hoje. Foi simplesmente horroroso o que ele mostrou no palco, mais uma mixer sem noção e confuso. Só que tenho que admitir, ouve pelo menos 2 performances piores que a dele. Como toda semana, ele está ameaçado ao Bottom, mas acredito que deve se safar por mais uma semana da eliminação, já que o apego por "Rylan Diva" cresce cada vez mais. 

Ella Henderson
Mentora: Tulisa
"Bring Me to Life", Evanescence feat. Paul McCoy
Kelvin: Ai, Tutu, você errou e feio com Ella essa semana. Escolha de música no mínimo ousada e arriscada, e esse risco se transformou num aspecto negativo. Eu realmente esperava gostar mais dessa performance, achei meio errada, meio desconfortável. Só que tem uma coisa, mesmo Ella indo mal ela consegue ser melhor que todo mundo que já se apresentou, mas acho que a Tulisa precisa tomar cuidado com a escolha de música pra não prejudicar seus candidatos.
Davi: Confesso que as meninas mentoradas pela Tulisa deixaram a desejar nesse Live, são as maiores decepções da noite, Ella de bela não teve nada. Que performance mais grave foi essa? Meu Deus, tive de abaixar o som para não ter que colocar no mudo! Houve um exagero formal e inaceitável com a voz da garota que se projeta como a salvação dessa atual temporada. Achei o figurino exagerado, o palco muito pobre e essa caracterização de mais velha que tentam colocar na garota pode estar tirando o apego do público por ela. Pra mim, Ella é a melhor voz do programa. Mas tem que ter cuidado. Não quer dizer que é a melhor voz que sempre estará garantida. Fez um performance ruim, morna, lenta e vocalmente absurda para o lado negativo. Não pega bottom pra mim, mas não gostei mesmo! 

Christopher Maloney
Mentor: Gary Barlow
"(I Just) Died in Your Arms", Cutting Crew
[Vídeo não disponível no momento]
Kelvin: Que preguiça de gastar meus neurônios pra encontrar alguma coisa que não seja algo que eu não tenha escrito aqui ainda. O Christopher tem voz, mas é tão candidato dos primórdios do Idol ou do The X Factor, e isso não é elogio. Ele não tem essa vibe diva clássica que a Ella tem, o que ele tem é esse fator diva batida datada e sofrível dos anos 80. Ele é cafona e odeio o seu timbre de voz. Meu ódio é tanto que se o Simon quiser se envolver e armar uma eliminação do Maloney eu faço festa pra São Paulo inteira na minha casa.
Davi: Tenho mesmo que comentar? É sério isso? Maloney está mesmo ainda nos Lives? Não consigo ver nada além de um cantor de pracinha com uma boa voz. Que performance mais ZZZZZZZZZZZZzzzzzzZZZZZZzzzzzzZzzzzzzz. Sinceramente não creio que a população britânica esteja mesmo gostando disso! É indiscutível que voz ele tem! Mas com 30 segundos eu já me canso, foi completamente fora do contexto, fora do tema, fora da essência do programa... e fora de mais 1 milhão de coisas. Não tenho muito o que dizer, é uma das piores atuações da noite e literalmente, tenho a necessidade de ver o Maloney fora desse programa. Já!

District3
Mentor: Louis Walsh
"Every Breath You Take / Beautiful Monster", The Police / Ne-Yo
Kelvin: Tirando a homenagem à Laranja Mecânica, qual foi a moral dessa apresentação mesmo? Depois do "renascimento" da semana passada, achei tão... ruim. Vocais horríveis, escolha de música duvidosa, sem harmonia e a dancinha um pouco vergonhosa. Mas eu tenho que enaltecer uma coisa: eles têm trazido mais energia e mais vontade em suas performances que o Union J, agora só falta melhorar esses vocais porcos.
Davi: Foi uma tortura acabar de ouvir a "Diva da Churrascaria (Maloney)" e cair direto nessa porcaria de performance do District3. Foi a pior da noite, a mais forçada, sem sincronia, sem tesão, sem qualidade vocal (Vocais sem ligação, forçados, com notas além do que podiam alcançar), foi um total lixo. Sim, estou sendo duro, mas realista! Não posso mais suportar esses meninos que pensam que cantam algo, eliminando Melanies e MK1's  da vida, é injusto! Espero mesmo que estejam no Bottom novamente. Realmente não dá mais! 

Jahmene Douglas
Mentora: Nicole Scherzinger
"Killing Me Softly (With His Song)", Roberta Flack
Kelvin: Eu gostei do fato dele não ter gritado em nenhuma nota, ter mantido os vocais seguros e controlados, e ter tentado segurar essa potência toda que ele tem, mas não funciona pra mim. Eu não via a hora de isso acabar, de ir pro próximo candidato e de acordar, de tão entediante que isso estava, sem contar nos arranjos que pareciam andar em slow-motion.
Davi: Uma surpresa muito agradável nessa noite pífia de Halloween no The X Factor. Desde de aquela performance na audição que sei que Jahmene pode mais e ele mostrou isso hoje, usou sua voz como deve ser usada, não exagerou, não gritou, não desafinou e alcançou as notas com tranquilidade e normalidade. Senti ele mais solto hoje, parece que ele se sente bem cantando baladas mais calmas e sei que esse pode ser um caminho para sua permanência na competição. Em uma noite onde tudo foi de ruim para baixo, Jahmene conseguiu se sair bem! Espero que o povo britânico veja isso! 

Jade Ellis
Mentora: Tulisa
"Freak Like Me", Adina Howard
Kelvin: Esse tema, essa semana, tudo praticamente foi feito pra que a Jade brilhasse. Mas eu juro que tentei gostar, mas não deu. Achei mais uma escolha errada da Tutu, mesmo que a Jade era a única realmente dentro do tema dessa semana, só que não senti que ela deu tudo o que consegue. Jade tem muito mais potencial do que isso que mostrou.
Davi: Esperei tanto pela Jade, pensei que hoje, com o nível, poderia ser a noite que ela ia se firmar, ia colocar sua personalidade. Mas me decepcionei de forma meteórica. Jade não nasceu para ser a diva que Tulisa quer transformá-la. Jade foi muito, mais muito, mal. Vocais péssimos, desafinados, sem sincronia, não conseguiu atingir uma nota sequer normalmente. Talvez os movimentos, as danças, o figurino pesado, a intensidade que a performance sugeria atrapalhou a garota. Infelizmente ela é uma das minhas certezas quanto ao Bottom de logo mais. Pena, pois estava caminhando bem! Se permanecer na competição, que sirva de aprendizado.

James Arthur
Mentora: Nicole Scherzinger
"Sweet Dreams (Are Made of This)", Eurythmics
Kelvin: Duas palavras pra você, James: Kitty Brucknell. Eu não consigo mais não ouvir essa canção e imediatamente comparar ao espetáculo circense e maravilhoso do ano passado com Kittyzinha, portanto, eu tenho que dizer que foi muito abaixo do que a minha diva loira cover de Gaga fez. Só que, comparado à essa fraquíssima noite, foi uma das melhores performances, a única coisa que me irrita nele é essa arrogância exasperada e essa cara de sofrido.
Davi: Tá aí, a melhor performance da noite! Sim! James! O ser mais antipático que já pisou no palco do The X Factor. Eu simplesmente detesto essa feição pesada, orgulhosa e egoísta que ele me passa, mas não estou aqui para discutir a face dele, mas sim o que ele apresentou. Simplesmente muito bem nessa noite, vocais bem colocados, figurino muito bom. Teve uma proposta de atuação e soube seguir com isso até o fim! James vem numa crescente fantástica a algumas semanas e por enquanto é o participante que eu vejo na final (junto com Ella Henderson). Muito bem! Aliás, os Boys da Nicole estão muito bem, tirando a pataquada semanal que é o Rylan, ela está sabendo levar bem seus garotos. Acho que aprendeu muitas manhas e jogos no The X Factor USA.

Final Showdown
Quase, foi por pouco que não vimos o Christopher nessa porcaria e mandarem ele embora, mas finalmente a Jade caiu por aqui e tivemos a surpresa de ver o Union J sendo arrastado para os menos votados. Me surpreendi, até porque eles são chatinhos e sem energia, mas foram muito melhores que o District3, por exemplo. Já a Jade sempre acho que ela vai ficar entre os dois menos votados, então não foi nada chocante.

Union J
"Perfect", P!nk
Kelvin: Não basta cantar Beyoncé, Kelly Rowland e Leona Lewis, eles precisam ir lá e pegar outra música de diva, agora da delícia da P!nk. Acho que eles leram meus comentários e utilizaram os vocais do George essa semana, mas mesmo assim vimos Jaymi divando e dominando vocalmente a música. Eu tive um problema com as harmonias enquanto cantavam juntos e a única coisa que conseguia pensar era: Saudades Misha B.

Jade Ellis
"White Flag", Dido
Kelvin: Que performance maravilhosa! Conseguiu colocar seu coração em cada um dos versos, conseguiu mostrar seu potencial e, acima de tudo, comprovou que não é apenas uma underdog. Ela é uma underdog que sabe cantar! Gosto do timbre e do seu tom de voz, dessa sua pegada mais urban e descolada. Comparado com seu adversário de bottom, foi uma humilhação e uma sambada na cara. Apenas.

Votação:
Candidato
Jurado
Louis Walsh
Tulisa Contostavlos
Gary Barlow
Nicole Scherzinger
Union J
-X--
Jade Ellis
X-XX
Mundo injusto. Pela primeira vez tivemos um 3x1 nos resultados do voto dos jurados, e foi totalmente contrário do que foi apresentado. Nicole fazer merda não é novidade pra ninguém, mas você Gary? Enfim, acho que mais uma vez vimos um jogo de interesses dos jurados colocado acima do que era mostrado no palco. Mais uma vez vimos jurado votar por estratégia do que pela qualidade da apresentação da canção de salvação. Foi a primeira vez que vimos um ato da Tulisa no Bottom, Gary e Nicole não desperdiçariam a oportunidade de eliminá-lo. É errado? Com toda certeza, mas faz parte do jogo sujo de cada um deles, da mesma forma como fez parte do jogo sujo de Tulisa em jogar pro deadlock na eliminação da Melanie Masson.

Semana que vem teremos a presença da jurada convidada nas audições e o novo fenômeno da música albana (pois é, Ritinha é do Kosovo, pra quem não sabia), Rita Ora, lançando seu novo single e tudo mais. Além de Gwen Stefani com seu grupo No Doubt. Você ainda vai querer perder essa delícia?

0 comentários :

Postar um comentário