Depois de uma noite com apresentações que beiraram o ruim e pouquíssima coisa que se salvasse por completo (um beijo, Kree Harrison), eis que foi a vez do primeiro grupo de 10 masculino, que enfrentaria a plateia do The Mirage e os quatro jurados da competição, além de Jimmy Iovine, mas isso é assunto para outrora.
Se você perdeu a primeira parte deste texto, não se preocupe, basta clicar no link logo abaixo e se delicie com as críticas às apresentações das garotas. Lembramos também que os vídeos de todas as performances estão disponíveis em links logo abaixo dos blocos de comentários.
REVIEW | LAS VEGAS ROUND, PART 1 - Os rounds mais broxantes da temporada.
Relembrando a fórmula, nesta noite, 10 dos 20 rapazes cantariam por 5 vagas definidas exclusivamente pelos jurados, onde em caso de possível dúvida ou empate, seria acionado um quinto voto, do presidente e responsável musical da Interscope Records, Jimmy Iovine. Em suma, o que você precisa saber: cinco vão embora (e eu queria que fossem pelo menos sete...).
A noite foi aberta por Paul Jolley, que surpreendentemente, mesmo depois de ser esporrado por Minaj que exigia um pouco mais de "profissionalismo" do rapaz, subiu ao palco e cantou uma música de Keith Urban, demonstrando uma boa potência vocal, acertando as notas altas, mas apresentando um mal domínio da canção em suas notas mais baixas. Mas se você esperava que o veterano e repetente Johnny Keyser te surpreenderia, se enganou. Johnny errou na escolha da música, sofrendo para conduzi-la, melhorando apenas no refrão e ainda assim não foi lá grande coisa. Ele pode escolher "I Won't Give Up" e seguir tentando, porque eu acho realmente difícil ele seguir em frente.
The X Factor UK tinha Rylan Clark, a diva suprema da temporada, o fator entretenimento do programa. O Idol encontrou JDA. Josh Davilla escolheu cantar "Rumour Has It" e em uma performance focada exclusivamente na apresentação, o vocal deveu em diversos pontos. Só que aí chegamos ao ponto em que nos perguntamos: vale a pena manter um candidato com potencial enterteiner ou prezar a qualidade vocal? Mas por qualidade vocal, eu não digo por Kevin Harris, que foi mais pedante do que o projeto de Lana Del Rey do programa da noite anterior.
Por qualidade vocal eu também não digo sobre Chris Watson, que faz mais firulas vocais do que a Mariah Carey em um show de 1 hora e 30 minutos. Chris ainda foi infeliz em tentar embutir alguma energia mequetrefe na canção, não soube encaixar a voz e acabou saindo essa coisa porca. O total oposto de Devin Velez. O que você imaginaria se alguém lhe contasse que um rapaz iria cantar "Listen", com um twist em espanhol e ir bem? Pois é, esse é o Devin, crescendo na competição e se tornando um dos candidatos mais sólidos dessa fase final pré-Live Shows.
Só que do vinho, fomos para a água. E uma dose de água de privada de banheiro público, eu digo. Elijah Liu foi um trainwreck sem freios, pegando uma música do Bruno Mars (insira a sequência "z" de sono), cantando em um único tom, mais agudo que o falsete do Justin Bieber e tão sem rumo quanto. Conseguiu ser o pior da noite sem nem se esforçar. E aí temos a outra ponta da corda: Charlie Askew. Um dos meus favoritos entre todos, sem dúvidas. Ele não é o melhor vocalmente, ele é completamente bizarro, o nervosismo tirou muito dele na apresentação de "Rocket Man", mas ainda assim foi superior a quase todos.
Depois do que Charlie fez, fica difícil superar. Essa era tarefa de Jimmy Smith, um candidato que ganhou destaque há duas semanas quando, no solo round de Hollywood, cantou "Landslide", por isso Jimmy seguiu na linha "música bonitinha, mas pedante" e apresentou uma performance chata, mesmo que bem cantada. Mas o pimp-spot ficou com quem já era esperado: Curtis Finch Jr. E meu caso em relação ao Curtis vai muito além de uma boa apresentação vocal. O que adianta ser um bom cantor, com um excelente instrumento, se ele baseia suas performances em expressões facetas e sem nenhuma expressão de intensidade emocional? O que Curtis tem de bom cantor, ele tem o dobro de cinismo e teatralidade. Ele é falso e eu não consigo comprá-lo quando usa canções emocionais (até mesmo religiosas).
RESULTS
Era óbvio que teríamos Curtis avançando. Era óbvio que titia Nicki Minaj jogaria pesado pra manter Charlie. E era previsível a aprovação de Devin. Só que a partir daí a coisa fica mais complicada. Paul Jolley continua sendo aprovado e, desta vez, necessitou de um "Tie Break". E é aí que mora o "WHAT?" do episódio. Não é por nenhuma eliminação, mas sim pela forma como ocorre a escolha. Os jurados votaram a respeito de Jolley, mas Iovine teve de intervir quando o resultado ficou em 2 a 2. Quer dizer que se Iovine não aprovasse Jolley, apenas 4 rapazes seriam aprovados? O que não faz sentido, se o empate é dele contra ele mesmo. Se é que deu para alguém entender o meu ponto. No mais, o grande KABOOM catastrófico é ver alguém como Elijah Liu seguindo... Por essas e outras que eu ainda preferia JDA.
VÍDEOS
Paul Jolley - "Tonight I Wanna Cry"
Johnny Keyser - "I Won't Give Up"
JDA - "Rumour Has It"
Kevin Harris - "(Everything I Do) I Do It for You"
Chris Watson - "(Sittin' On) The Dock of the Bay"
Devin Velez - "Listen"
Elijah Liu - "Talking to the Moon"
Charlie Askew - "Rocket Man"
Jimmy Smith - "Raining on Sunday"
Curtis Finch, Jr. - "Superstar"
Então, assim ficamos com Adriana, Amber, Angela, Kree e Tenna aprovadas no grupo das garotas, e Charlie, Curtis, Devin, Elijah e Paul pelos rapazes. Semana que vem, outros 20 subiram ao palco e buscarão as 10 vagas finais para o Top 20 da disputa, que disputará o voto popular pela primeira vez na temporada. Alguém se habilita a dizer quem será aprovado? Quem chegará aos Lives? (E todos torcendo por Angela, Kree, Charlie e Nick Boddington, entenderam?).
P.S.: Matheus Fernandes provando ser brasileiro e não desistindo nunca... até na plateia da torcida do menino Charlie ele se infiltrou. SOCORRO.
0 comentários :
Postar um comentário